Solicitado em 2025-09-16
Solicitante:
Maria Eduarda Amoroso Godoi
Solicitação: À Ouvidoria,
Venho fazer uma sugestão para melhorar os serviços públicos de educação. Peço que esta mensagem seja enviada diretamente ao(a) Secretário(a) Municipal de Educação para que ele(a) avalie e tome as providências necessárias.
Síntese da proposta
Sugiro que a Secretaria de Educação considere adotar o Programa Shape the Future, da Microsoft. Esse programa foi criado para ajudar as secretarias de educação a usar a tecnologia de forma simples e eficaz nas escolas públicas. Este programa possibilita a entrega de computadores com pacotes de softwares específicos para a educação pública.
A iniciativa oferece diminuição no custo de aquisição de dispositivos Windows 11 Pro Education e integra soluções educacionais e de gestão que podem:
* Ajudar os alunos do ensino fundamental e médio a aprender melhor, com ferramentas para leitura, matemática e trabalho em equipe (por exemplo, o Microsoft Teams e o OneNote). Isso mantém o foco no ensino das escolas, sem complicar as coisas.
* Tornar a educação mais inclusiva, com recursos que ajudam alunos com necessidades especiais, como leitura em voz alta, ampliação de tela, legendas em tempo real, digitação por voz e tradução de idiomas.
* Aumentar a eficiência dos professores e diretores usando inteligência artificial (como o Copilot) para planejar aulas, criar provas, resumir documentos e organizar rotinas administrativas.
* Facilitar o gerenciamento da tecnologia nas escolas, com ferramentas para instalar e controlar os computadores de forma centralizada, gerenciar acessos e configurar tudo rapidamente, além de regras padrão de segurança.
* Melhorar a proteção contra ameaças online, usando sistemas modernos (como o Windows 11 Pro Education e o Microsoft Defender) para evitar riscos e proteger as informações da escola.
* Preparar as escolas para o fim do suporte ao Windows 10, que acontece em 14 de outubro de 2025, garantindo que tudo continue funcionando bem e com menos problemas de manutenção.
Além disso, o FNDE está em fase final de julgamento do Pregão Eletrônico 90007/2025 que possui equipamentos com custo reduzido pela aplicação do referido programa e pode ser aderido por qualquer Secretaria de Educação do Brasil:
https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/acoes/compras-governamentais/licitacoes/pregao-para-registro-de-preco-nacional/2025/pregao-eletronico-no-90007-2025-registro-de-preco-nacional-para-aquisicao-de-dispositivos-de-tecnologia-da-informacao-para-uso-educacional
Essa sugestão visa melhorar o ensino nas escolas, usar melhor o dinheiro público e aumentar a segurança e o controle da tecnologia.
Para mais informações sobre o programa Shape The Future e Microsoft, acesse:
https://www.microsoft.com/pt-br/education/products/windows
https://download.microsoft.com/download/c/9/5/c95f16c6-8394-4217-a1b0-7818d1aee901/microsoftshapethefuturebrochure.pdf
Atenciosamente,
Maria Eduarda Amoroso Godoi
(49) 99100-8060 (whatsapp e ligação)
Lages/SC
Situação:Em aberto
Solicitado em 2025-09-05
Solicitante:
Laura Alegretti de Souza e Silva
Solicitação: Bom dia! Preciso solicitar alvará de ponto de referência para uma empresa, como faço?
Gostaria de saber também quanto tempo demora e qual o valor do serviço?
Aguardo retorno. Obrigada.
Solicitado em 2025-08-28
Solicitante:
Escritório Contabase
Solicitação: Bom dia, tudo bem?
Temos um cliente que constituiu uma filial, CNPJ: 45.870.958/0004-14, e gostaríamos de dar andamento no alvará desta empresa.
Poderia, por gentileza, nos informar quais documentos são necessários e como devemos proceder?
Desde já, agradeço pela atenção.
Solicitado em 2025-08-19
Solicitante:
MEDILAR IMPORT E DISTR DE PRODUTOS MEDICO HOSPITALARES SA
Solicitação: Represento os interesses da empresa Medilar – CNPJ 07.752.236/0001-23 - que forneceu medicamentos/materiais hospitalares ao Município.
Conforme protocolo de solicitação de informação n° 1102109098, fomos orientados a enviar nossa solicitação para o e-mail fazenda.sec@saogabriel.rs.gov.br. Contudo, salientamos que o mesmo já foi copiado em nossas solicitações via e-mail nos dias 04/08 e 11/08 e até o presente momento não tivemos nenhum retorno.
Em tempo, ressalto que devido a impossibilidade de contato via ligação com o Município pelos números (55) 3232-1415, (55) 3237-1372, (55) 3232-1677, (55) 3237-2008, (55) 3232-1673 e (55) 3232 6312, tendo em vista que nenhum completou a chamada, bem como a falta de retorno via e-mail, viemos por meio deste novamente solicitar informações referente as notas fiscais pendentes de pagamento a seguir:
NF: 001237043 | Emissão: 12/06/2025 | Contrato: 46/2024-2 | Empenho: 3217/2025 | Valor: R$ 550,00 | Vencimento: 14/07/2025 | Dias: 36
NF: 001237594 | Emissão: 13/06/2025 | Contrato: 46/2024-2 | Empenho: 2349/2025 | Valor: R$ 6.392,00 | Vencimento: 14/07/2025 | Dias: 36
NF: 001237887 | Emissão: 13/06/2025 | Contrato: 46/2024-2 | Empenho: 3217/2025 | Valor: R$ 8.955,65 | Vencimento: 14/07/2025 | Dias: 36
Existe alguma pendência administrativa impedindo a emissão das notas de liquidação? Caso negativo, qual o impedimento?
E ainda, qual a previsão para finalização dos trâmites necessários ao pagamento da despesa?
Em caso de dúvidas, questionamentos poderão ser direcionados por telefone (51) 3718-7600 ou e-mail financeiropublico@medlive.com.br
Solicitado em 2025-08-18
Solicitante:
Paulo Renato Ferrony
Solicitação: ENCAMINHEI PEDIDO PROTOCOLO Nº 9831638232, EM NOME DE ANA BEATRIS ALVES DE SOUZA, NO ENTANTO O NOME CORRETO É
ANA BEATRIS ALVES SOUZA .
POR GENTILEZA DESCONSIDEREM O PEDIDO ANTERIOR E EXPEÇAM A CERTIDÃO NO NOME CORRETO, DE
ANA BEATRIS ALVES SOUZA
GRATO!
Solicitado em 2025-08-18
Solicitante:
PAULA HOFMEISTER KAHLE
Solicitação: Solicito, por gentileza, uma certidão negativa municipal em nome da MARLISE TEIXEIRA, RG: 9012098928 SSP/RS, CPF 324.615.500-34, para fins de inventário extrajudicial.
Solicitado em 2025-08-04
Solicitante:
MEDILAR IMPORT E DISTR DE PRODUTOS MEDICO HOSPITALARES SA
Solicitação: Represento os interesses da empresa Medilar – CNPJ 07.752.236/0001-23 - que forneceu medicamentos/materiais hospitalares ao Município, conforme notas fiscais pendentes de pagamento:
NF: 001237043 | Emissão: 12/06/2025 | Contrato: 46/2024-2 | Empenho: 3217/2025 | Valor: R$ 550,00 | Vencimento: 14/07/2025 | Dias: 21
NF: 001237594 | Emissão: 13/06/2025 | Contrato: 46/2024-2 | Empenho: 2349/2025 | Valor: R$ 6.392,00 | Vencimento: 14/07/2025 | Dias: 21
NF: 001237887 | Emissão: 13/06/2025 | Contrato: 46/2024-2 | Empenho: 3217/2025 | Valor: R$ 8.955,65 | Vencimento: 14/07/2025 | Dias: 21
O órgão reconhece o crédito da empresa, tendo emitido nota de empenho. Portanto, solicitamos as seguintes informações:
a) Considerando que a mercadoria foi devidamente entregue, foi juntado o ateste de recebimento no âmbito do processo administrativo? Em caso positivo, informar se foi solicitada a emissão de nota de liquidação.
b) Nome completo, número de matrícula, e-mail e telefone Fiscal do Contrato, responsável por solicitar a emissão da nota de liquidação.
c) Há pendência administrativa impedindo a emissão da nota de liquidação? Em caso positivo, favor listá-la e informar o número do processo administrativo.
Em caso de dúvidas, questionamentos poderão ser direcionados por telefone (51) 3718-7600 ou e-mail financeiropublico@medlive.com.br