Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal

Arcanjo São Gabriel

COMPARTILHAR

O porque do Padroeiro - Uma vez feita à homenagem ao Vice-Rei da Espanha, aquele país resolveu prestar uma homenagem a Igreja Católica, desfrutando do nome já definido, escolheu como Padroeiro do município o Arcanjo Gabriel.

Conheça o Padroeiro

Anjo é tido como ente espiritual, segundo a religião católica, que habita o céu, enquanto Arcanjo é tido como Anjo de Ordem Superior. A Igreja Católica guiada pelo Espírito Santo herdou do Antigo Testamento a devoção e veneração a Três Arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael.

O Arcanjo Gabriel é citado duas vezes nas profecias de Daniel como Portador da Revelação por parte de Deus e se refulge numa luz toda especial no Evangelho de Lucas, onde seu nome significa "Homem de Deus".

É o grande mensageiro do maior evento realizado na História: o nascimento de São João Batista e, sobretudo a encarnação do verbo no seio da Virgem Maria.

A narração desta segunda aparição em São Lucas (1,26s). Ele cumprimenta Maria com suas palavras: `Ave Cheia de Graça o Senhor é Contigo' e em seguida desenrola o diálogo entre o Anjo e Maria. Concluindo suas palavras o Arcanjo disse: `o espírito santo descerá sobre ti e a força do altíssimo te envolverá com sua sombra, por isso o santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus, ao que Maria respondeu: ?eis aqui a Serva do Senhor, faça em mim segundo a sua vontade. Naquele momento o Verbo de Deus se Fez carne e habitou entre nós?.

Um Arcanjo conhecido

Lendas Judias contam que Gabriel foi um dos anjos que sepultaram Moisés. O próprio fundador do Islamismo Maomé declara ter recebido do Arcanjo Gabriel os Suratas, capítulos das revelações no Corão.

Não são poucas as Igrejas no país que veneram o Arcanjo Gabriel, bem como aqueles cristãos que o tem como grande protetor.

O Município de São Gabriel tem uma Imagem em forma de estátua do Arcanjo Gabriel na Praça que leva o seu nome, na Avenida Presidente Getúlio Vargas, próximo a Escola Municipal Marechal Deodoro da Fonseca.

A obra foi idealizada pela Benemérita Celina Barobosa Rodrigues fundadora da Liga Feminina de Combate ao Câncer e construída com apoio da comunidade e do prefeito de então, General Gastão Pereira dos Santos. A obra foi inaugurada em novembro de 1962, ocasião em que foi celebrada uma missa no local pelo Monsenhor Henrique Rech.

A Paróquia do Arcanjo Gabriel

A Paróquia do Arcanjo Gabriel foi criada em 1837 também no Batovi. A primeira capela que deu origem à cidade recebeu o nome de Arcanjo Gabriel também em homenagem ao Vice-Rei da Espanha Dom Gabriel. Nessa época a Paróquia criada pertencia ao Bispado de Porto Alegre, único no Estado. Foi a primeira a ser criada na região da Fronteira.

A Paróquia do Arcanjo São Gabriel passou a fazer parte do Bispado(Diocese) de Bagé, quando da sua criação no ano de 1960. A Diocese de Bagé é composta por 12 municípios e 16 paróquias das quais fazem parte as seguintes cidades: São Gabriel, Bagé, Rosário do Sul, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Pinheiro Machado, Lavras do Sul, Santa Margarida do Sul, Candiota, Hulha Negra, Aceguá e Pedras Altas.

A paróquia do Arcanjo São Gabriel é formada por 81 Comunidades de Base

A Paróquia do Arcanjo Gabriel - A aróqia do Arcanjo Gabriel foi criada em 1837 também no Batovi. A primeira capela que deu origem à cidade recebeu o nome de Arcanjo Gabriel também em homenagem ao Vice-Rei da Espanha Dom Gabriel. Nessa época a Paróquia criada pertencia ao Bispado de Porto Alegre, único no Estado. Foi a primeira a ser criada na região da Fronteira.

A Paróquia do Arcanjo São Gabriel passou a fazer parte do Bispado(Diocese) de Bagé, quando da sua criação no ano de 1960.

A Diocese de Bagé é composta por 12 municípios e 16 paróquias das quais fazem parte as seguintes cidades: São Gabriel, Bagé, Rosário do Sul, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Pinheiro Machado, Lavras do Sul, Santa Margarida do Sul, Candiota, Hulha Negra, Aceguá e Pedras Altas.