Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal

6º Batalhão de Engenharia e Combate

COMPARTILHAR

O Sexto Batalhão de Engenharia de Combate está localizado no mais antigo prédio de aquartelamento do Rio Grande do Sul, em atividade desde 1846. A obra teve início no mês de agosto de 1846, quando chegava à São Gabriel, o Corpo de Artilharia a Cavalo, quando começou a construção.

Mesmo tendo sofrido várias reformas , mantém sua linha arquitetônica. No ano de 1850 o Imperador Dom Pedro II mandava elogiar o Corpo de Artilharia "por ter construído suas expensas" o quartel construído no município.

Em 1951 passou a ser chamado de 1º Regimento de Artilharia a Cavalo, Botas. Em 31 de agosto de 1926, aquartelava o 6º Grupo de Artilharia a cavalo, extinto em 13 de abril de 1939. No dia 2 de setembro de 1942, tornou-se sede do 3º Regimento de Cavalaria Motorizada. A extinção aconteceu em 31 de maio de 1969, nesse ano, no dia 24 de julho ocupava a Legendária Caserna o 6º Batalhão de Engenharia e Combate, vindo com transferência da capital do Estado permanecendo até hoje, por onde passaram-se muitas histórias.