Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal

São Gabriel é o berço de militares ilustre, como: Marechal João Propício Menna Barreto, Barão de São Gabriel, Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca, Marechal João Baptista Mascarenhas de Moraes e Marechal Fábio Patrício Azambuja.

Graças ao grande desenvolvimento cultural durante o Império, São Gabriel recebeu o título de Atenas Riograndense, tendo Alcides Castilhos Maya como primeiro gaúcho a ingressar na Academia Brasileira de Letras.

Além dos atrativos naturais e com uma avantajada rede hoteleira, São Gabrielestá na Rota das Missões, apresentando uma paisagem típica da Fronteira Gaúcha que nos permite a visão do horizonte, projetando-se no Turismo Rural.

Os santos do povo atraem turistas como os Fuzilados, o Negrinho da Sanga Funda, o Túmulo da Guapa, os Noivos, a Cigana, numa mistura de fé e curiosidade.

Possui um dos maiores conjuntos arquitetônicos do Estado e um museu da FEB, considerado o segundo maior em acervo da II Guerra Mundial da América Latina.

Aqui foi sepultado Sepé Tiarajú, um índio de espírito guerreiro, líder do seu povo e até os dias de hoje a cidade recebe pessoas de diversos lugares no dia 07 de fevereiro para reverenciar sua memória.

São Gabriel possui 3 Quartéis: 6º Batalhão de Engenharia de Combate, 13ª CIA de Comunicação e o 9º Regimento de Cavalaria Blindada.

O município possui várias empresas, onde a apicultura destaca-se com crescente desenvolvimento em nossa região.

No setor educacional, São Gabriel possui duas Universidades, a UNIPAMPA e a URCAMP, fazendo com que muitos jovens de toda a região passem por aqui.

Venha conhecer São Gabriel, conhecer as nossas riquezas e ver o nosso povo hospitaleiro e feliz.