Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal


ATERRO SANITÁRIO EM SÃO GABRIEL
O município de São Gabriel possui um Aterro Sanitário próprio, localizado nas proximidades do Trevo de acesso ao Bairro Universitário, em direção a Rosário do Sul pela BR 290, há 03 km da sede do município. Para chegar ao aterro anda-se 1,8 km em estrada de revestimento primário solto até a área do aterro propriamente dito.

A área total do aterro é de 11 ha, sendo 02 ha destinado a célula nº 01 e 1,5 para a célula nº 02.
 

IMPORTÂNCIA

O Aterro é uma proposta para a redução de impactos à saúde humana, quanto a:

  • Contaminação das águas subterrâneas;
  • Contaminação dos mananciais superficiais;
  • Proliferação de micro e macro vetores;
  • Geração de maus odores;
  • Espalhamento de resíduos urbanos pela ação dos ventos;
  • Aspecto visual desfavorável.


GERAÇÃO DE EMPREGOS

No projeto é prevista a geração de 45 empregos distribuídos em dois turnos. Atualmente trabalham 19 homens e 04 mulheres totalizando 23 cooperativados, gerando renda com qualidade de vida a população gabrielense.

Empresa que elaborou o Projeto – Technisan Engenharia Ltda.
Responsável técnico – Marcelo da Silva Hoffmann
Dados fornecidos pelo responsável do Setor de Meio Ambiente da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.


RESERVA ECOLÓGICA DE SÃO GABRIEL - SANGA DA BICA

Segundo historiadores, na cabeceira desta, localizada no centro da cidade, entre a Rua Juca Tigre e a General Câmara (seqüência da Av Antônio Trilha) teria tombado Sepé Tiaraju a 7 de fevereiro de 1756.

A partir do final dos anos 80 passou a receber a atenção especial de duas professoras de biologia (biólogas), que realizaram vários estudos em relação à vegetação nativa do local. Lurdes Zanchetta da Rosa e Jaci Rosa, dedicaram-se com alunos da Escola Estadual de Ensino Médio XV de Novembro a um trabalho amplo que resultou em Projeto de Lei apresentado pelo Vereador Caio Rocha, que aprovado tornou a sanga patrimônio Ecológico do Município.

A Sanga da Bica está localizada a 300 da praça Fernando Abbott na propriedade da Família Assis Brasil em área geográfica de 56.800m2 de Mata Nativa particularmente preservado. Dispõe de grande diversidade de plantas exóticas e nativas e principalmente arvores medicinais como “Açoita Cavalo”, “Pata de Vaca”, “Chá de Bugre” e “Araticum”.

É patrimônio Ecológico do município desde 27 de março de 1991 quando fora sancionada a Lei de Nº 1774/91 pelo Prefeito Eglon Meyer Corrêa.