"A história de São Gabriel inicia em 1800, quando o naturalista espanhol Félix de Azara, ao chegar ao Cerro do Batovi, funda a primeira povoação, de origem espanhola. Em 4 de abril de 1846, já no seu atual local - antiga Sesmaria do Trilha, com colonização portuguesa, foi elevada a categoria de vila, com a instalação da Câmara de Vereadores, sendo considerada a data de aniversário de emancipação."

NA REVOLUÇÃO FARROUPILHA

Em 1840 foi Capital da Republica Riograndense. No ano de 1841 ao deixar a revolução Giuseppe Garibaldi rumo ao Uruguai passa por São Gabriel, "tropeando" 900 cabeças de gado, como pagamento de seus 04 anos de serviços prestados aos farroupilhas. E a seu lado e a cavalo, duas grandes lembranças do Brasil: sua heróica Anita e, em seu colo, seu filho Menotti.

Com a Lei Provincial n.º 8 de 04 de abril de 1846, SÃO GABRIEL foi elevada a categoria de município, com a instalação da Câmara de Vereadores, cujo presidente exercia o Poder Executivo.

SÃO GABRIEL historicamente é ligada as armas, TERRA DOS MARECHAIS, como é chamada, já que aqui nasceram os Marechais João Propício Menna Barreto, Fábio Patrício de Azambuja, o Presidente da República Hermes Rodrigues da Fonseca e João Batista Mascarenhas de Moraes, o comandante da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial, durante as batalhas na Itália. Outros militares gabrielenses fizeram parte da história nacional, como o Coronel José Plácido de Castro, o desbravador que conquistou o Acre.

A vocação militar conviveu pacificamente com a Poesia e outras artes, projetando para o Brasil o gabrielense Alcides Maia, o primeiro Gaúcho admitido na Academia Brasileira de Letras e o Padre Leonel Franca, teólogo fundador da PUC do Rio de Janeiro.

A história política do Município conta com personagens como o Castilhista Fernando Abbott, Presidente do Estado e o Embaixador Francisco de Assis Brasil, fundador e líder do Partido Libertador.

SÃO GABRIEL é considerada o último reduto dos Carreteiros, o mais antigo meio de locomoção inventado pelo homem.

A ORIGEM DO NOME DA CIDADE

Quando se pronuncia o nome “São Gabriel” naturalmente atenta-se somente sobre o nome do município, pouco sobre sua origem, ou como tivera sido escolhido. O nome do município (São Gabriel) aqui no Rio Grande do Sul é uma homenagem ao Vice-Rei do Rio da Prata em 1800, Dom Gabriel.

Isso ocorreu quando Dom Félix de Azara fundou a primeira São Gabriel nessa data, no local chamado ainda hoje de Distrito do Batovi, como conta à história. Nesse local havia nessa época um posto avançado com oito homens que cuidavam da cidade ora fundada.

CONHEÇA MELHOR SÃO GABRIEL

A região apresenta paisagens típicas da fronteira gaúcha, onde o uso pecuário se mescla com a orizicultura (plantio de arroz), em campos situados em coxilhas de baixa declividade com várzeas constituindo atrativos naturais que atraem e encantam o turista por possibilitarem visualizar o horizonte à distância. Na região da Palma, situada no distrito de Suspiro, temos uma paisagem diferente constituída por terrenos mais inclinados, predominando relevos ondulados com muitas rochas. Nesta região também ocorrem, em menor proporção, relevos fortemente ondulados e enormes paredões de pedra originados da exploração de depósitos minerais de calcário.

No distrito do Batovi, encontra-se o ponto de encontro das três regiões hidrográficas do Estado, a região hidrográfica do Uruguai, a região hidrográfica do Guaíba e a região hidrográfica das Bacias Litorâneas. O local é assinalado por um monumento indicando a orientação geográfica das três regiões hidrográficas.

No centro da cidade, paralela à rua General Câmara, corre a Sanga da Bica, com sua mata ciliar, protegida por Lei Municipal, até encontrar o rio Vacacaí. Seu nome deve-se ao fato de ser o local onde os primeiros moradores da povoação abasteciam-se de água.