26/10/2022

VIDA E OBRA DE THEDY CORRÊA HOMENAGEADOS NA FEIRA DO LIVRO DE SÃO GABRIEL

Literatura – VIDA E OBRA DE THEDY CORRÊA HOMENAGEADOS NA FEIRA DO LIVRO DE SÃO GABRIEL

A versatilidade de um autor que pode usar a poesia mais melodiosa para compor os hinos musicais de uma geração, como nas canções “Paz e Amor (1998)” e “Camila (1987)”, e ao mesmo tempo usar a força de uma expressividade autêntica e sem retoques como nos contos e poemas do livro “Bruto” (2006), é alvo das principais homenagens da 14ª edição da Feira do Livro de São Gabriel, que teve solenidade de abertura na noite desta quarta-feira, 26 de outubro.  Thedy Corrêa, conhecido do grande público por sua obra como compositor e intérprete da banda Nenhum de Nós, é o Patrono da feira deste ano, que também homenageia, na condição de “Capataz”, o músico e professor gabrielense Edjor Borges, ex-secretário de Educação e atual secretário de Governo do município.
A abertura oficial foi realizada no Espaço Cívico Mascarenhas de Morais, na Praça Fernando Abbott, onde a feira acontece de 26 a 29 deste mês. A secretária de Educação, Déia de Souza, ressaltou o trabalho dedicado de sua equipe e da comissão organizadora da Feira do Livro para a realização do evento, e agradeceu às parcerias do SESC e da Câmara Municipal, através do presidente, vereador Sildo Cabreira (PDT), na Escola do Legislativo. O prefeito Lucas Menezes, acompanhado da primeira-dama Larissa Acosta, destacou a relevância da feira para a difusão da cultura literária de uma terra que se orgulha dos seus escritores e ativistas culturais. “O nosso patrono Thedy Corrêa, um porto-alegrense filho e neto de gabrielenses, é de certa forma um reflexo dessa nossa tradição cultural, da “Atenas Riograndense”, assinalou. O capataz da feira falou do orgulho de estar sendo homenageado junto com o amigo e parceiro musical Thedy. “As amizades e os livros podem mudar o mundo. Nosso amor pelos livros e pela arte nos trouxe a esse momento, e a celebrar a vida com toda sua força na Feira do Livro da nossa São Gabriel”, destacou Jojô.
Ao ato formal da abertura seguiu-se uma “palestra-show” do patrono, contando passos da sua própria experiência com a literatura, como a leitura o transformou em um poeta e compositor, e alguns aspectos das origens de suas mais famosas obras. Entremeando as histórias e narrativas com trechos de suas mais famosas canções e respondendo a perguntas, Theddy comoveu o público com sua palestra. “A leitura e os livros mudaram minha vida, e eu me sinto muito honrado de ser patrono da Feira do Livro da terra dos meus pais e meus avós”, assinalou. Ao final da palestra-show, a professora Clair Freitas leu um poema feito para Thedy Corrêa quando da sua vinda à Feira do Livro de 2018, e que não conseguiu, na época, entregar para o artista.  “Eu guardei esse poema na minha carteira desde então, pensando que algum dia teria a oportunidade de entregar. Hoje, saindo da missa de sétimo dia da minha mãe, pedagoga Teresa Freitas, venci as crenças limitantes que  dizem no interior da gente, ‘o que os outros vão pensar’, e vim aqui entregar pra você esse poema de quatro anos atrás”, disse a professora, emocionando o patrono da Feira.
Após a cerimônia e a palestra de Thedy, a Câmara de Vereadores sediou a palestra do professor Vitor Biasoli, da Universidade Federal de Santa Maria, sobre a vida e obra de Alcides Maya, ainda hoje o gabrielense mais relevante da literatura nacional.