09/06/2022

TRÊS ASSENTAMENTOS DE SÃO GABRIEL TERÃO TÍTULOS DEFINITIVOS

Diálogo | TRÊS ASSENTAMENTOS DE SÃO GABRIEL TERÃO TÍTULOS DEFINITIVOS ATÉ O FINAL DO ANO

Os agricultores dos assentamentos da reforma agrária Zambeze, Novo Rumo e União pela Terra, de São Gabriel, estão entre os agricultores de assentamentos federais que irão receber os títulos definitivos de seus lotes em meados de outubro desse ano, após as eleições presidenciais. A informação foi dada pelo Superintendente Regional do Incra do Rio Grande do Sul, Gilmar Tiethboll, ao diretor de Comunicação Social da prefeitura de São Gabriel, Claudio Moreira, em reunião na manhã desta quarta-feira, 8 de junho. O diretor, ex-chefe de gabinete do Incra/RS, encaminhou demandas do município, requeridas pelos secretários Rafael Gonçalves (Administração) e Carlos Cleber Dias Leal (Desenvolvimento Rural).
Segundo Tiethboll, embora a legislação permita a entrega de títulos agrarios em período eleitoral, a decisão da Superintendência foi de realizar as entregas após as eleições, para afastar qualquer suspeita de interferência do calendário eleitoral no processo das titulações agrárias. O superintendente também informou que o orçamento do Incra segue contingenciado para convênios e propostas voluntárias, impedindo, momentaneamente, a celebração de parcerias para infraestrutura e melhorias de estradas de assentamentos. O superintendente destacou que é importante a mobilização do município junto a senadores e deputados da bancada gaúcha para o descontingenciamento destes recursos.
TRABALHO - Outra agenda do diretor Moreira foi com o Secretário Estadual de Trabalho, Emprego e Renda, pastor Hamilton Sossmeier, para viabilizar parceria do Município com a pasta, através da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, do secretário Rogério Melo. O titular da pasta estadual do Trabalho apresentou o programa Ter-RS, uma parceria de gestão de políticas de fomento a emprego e renda, com o apoio de organismos do sistema S (Sebrae, Sesc, Senai, Sescoop, etc). "Com certeza é do interesse mútuo o diálogo visando parceria estratégica para iniciativas comuns de fomento a emprego e renda ", destacou Sossmeier.