21/10/2022 Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura

THEDY CORRÊA E JOJÔ BORGES, PATRONO E CAPATAZ DA 14ª FEIRA DO LIVRO

Cultura | THEDY CORRÊA E JOJÔ BORGES SÃO PATRONO E CAPATAZ DA 14ª FEIRA DO LIVRO DE SÃO GABRIEL

Prevista para ocorrer de 26 a 29 de outubro na Praça Doutor Fernando Abbott, a 14ª Feira Municipal do Livro terá como patrono um escritor porto-alegrense com raízes culturais e familiares ligadas a São Gabriel, que se tornou nacionalmente conhecido por sua carreira na música. Trata-se do compositor, intérprete, músico e palestrante Thedy Rodrigues Corrêa Filho, líder e vocalista da banda Nenhum de Nós, um dos fenômenos musicais do rock nacional.
A escolha foi anunciada em reunião do prefeito Lucas Menezes com a secretária municipal de Educação, professora Déia Santos de Souza, e o diretor administrativo da secretaria de Educação, professor Juliano Ferreira.
Neste ano, o Capataz será o ex-secretário de Educação e atual secretário de Governo, Edjor Lopes Borges.  “É uma forma que a Comissão Organizadora da Feira do Livro encontrou de homenagear o ex-secretário, que se dedicou para organizar esta edição da Feira, um reconhecimento a todo seu trabalho”, destacou a secretária Déia Souza.
O evento terá a parceria do Serviço Social do Comércio (SESC) e da Câmara Municipal de Vereadores, através do programa “Escola do Legislativo”.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
DIA 26/10 (quarta-feira):
16h - Palestra Felicidade no Trabalho - ministrante Renata Miranda (Unipampa)
19h – Abertura Oficial e show com o Patrono Thedy Corrêa
20:15h - Palestra Cultura, História e Literatura na obra de Alcides Maya - ministrante Prof Dr. Vitor Biasoli (UFSM);
DIA 27/10/2022 (quinta-feira):
19h - Palestra La conflictividad social empresarial en el desarrollo ferroviario de la frontera Uruguay, Brasil, Argentina. 1870-1912 - ministrante Doutorando Fernando Sosa (historiador);
DIA 28/10 (Sexta-feira):
18:30h à 20:30h – Diálogo de Leituras – ACAM (Associação Cultural Alcides Maya);
Dia 29/10 (Sábado):
18h às 19h - Recital de Poemas - Poeta Rossyr Berny e convidados.
O PATRONO – Thedy Rodrigues Corrêa Filho é natural de Porto Alegre, sendo filho e neto de gabrielenses. Como compositor e intérprete, conquistou prêmios importantes com a popularidade de canções como “Amanhã ou Depois (2001)”, “Cardume (1989)”, “Você Vai Lembrar de Mim (1998)”, “Paz e Amor (1998)”, “Extraño (1990)”, “Julho de 83 (2001)” e a releitura de “The Starmen” de David Bowie, “Astronauta de Mármore (1989)”. É autor dos livros “Noite Ilustrada (2014)”, “O Segredo da Floresta (2016)”, “Livro de Astro-Ajuda (2010)”, “Bruto (2016)” e “Imersão (2020)”.
O CAPATAZ -  Edjor Lopes Borges é músico e professor de Educação Física.  Vocalista e baixista da Banda “Menino Everaldo”, atualmente realiza apresentações solo ou com outros artistas como Veco Marques, João Vicenti, entre outros. Foi secretário de Turismo, Cultura, Desporto e Lazer de São Gabriel nos anos de 2005 a 2018, Diretor de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de 2017 a 2020, e Secretário Municipal de Educação de 2021 até outubro de 2022, quando foi nomeado Secretário Municipal de Governo.