O Prefeito Lucas Menezes e a Vice-Prefeita Sandra Weber convidam toda a comunidade para celebrar os 179 anos de emancipação política do município
O Prefeito Lucas Menezes e a Vice-Prefeita Sandra Weber convidam toda a comunidade para celebrar os 179 anos de emancipação política do município. A programação da Semana de São Gabriel contará com eventos esportivos, culturais e sociais, bem como atos de entregas de obras e renovação de frota, valorizando a história, a tradição e o desenvolvimento da cidade.
Na prática, a programação iniciou no domingo, 30 de março, com o 11º Desafio das Coxilhas, evento promovido pela ASCORG. No entanto, é nesta segunda-feira, 31 de março, a partir das 19h30, no Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim a abertura oficial da Semana de São Gabriel. O evento contará com um recital musical e a inauguração da exposição temporária “São Gabriel Entre Olhares e Pincéis”, que trará uma seleção especial de pinturas a óleo inspiradas na cidade, com assinatura de diversos artistas gabrielenses.
O dia 1º de abril, terça-feira, marca um avanço na infraestrutura urbana, com a inauguração da pavimentação da Rua Professor Alcides Macedo, às 10h, proporcionando mais qualidade de vida e mobilidade para a população do bairro Santa Isabel, em frente ao Abrigo Manoel Viana de Carvalho.
Na quarta-feira, 2 de abril, às 10h, é a vez da Secretaria da Saúde ganhar novos veículos, em cerimônia no Paço Municipal. A partir das 18h30, o Palácio Plácido de Castro recebe uma solenidade especial: a outorga da Medalha Plácido de Castro para a senhora Sônia de Faria Cunha, em reconhecimento aos seus serviços prestados à comunidade gabrielense.
A programação segue intensa na quinta-feira, 3 de abril. Às 10h, será inaugurada mais uma obra de pavimentação, desta vez na Vila Santa Clara, na esquina das ruas Eugênio Suchy com Archimedes Ramos. No período da noite, a Praça Dr. Fernando Abbott será palco de dois grandes eventos: às 19h, acontece o Agito Gospel, reunindo grupos musicais e fiéis para uma noite de louvor. Em seguida, às 21h, a Banda Corpo e Alma sobe ao palco para animar o público com um grande show em comemoração a São Gabriel e aos 75 anos fundação do Grupo Grazziotin.
Na sexta-feira, 4 de abril, a programação começa com o início da 16º edição do Marechal Motos e às 17h na Praça Dr. Fernando Abbott, atividades voltadas para as crianças, como pintura facial e brincadeiras lúdicas. Às 19h, acontece um grande carreteiro comunitário, proporcionando um momento de confraternização entre os gabrielenses. No mesmo horário, a cantora Mari Medina e o Grupo Estradão se apresentam, trazendo um repertório de música gaúcha. Às 20h, será realizada a esperada Escolha da Rainha da Cidade, um dos momentos mais aguardados das festividades. Logo após, às 20h30, o público poderá prestigiar o Projeto Taureando, com Mauro Silva e Guilherme Jaques. Encerrando a noite em grande estilo, às 23h, acontece um show nacional com o grupo Envolvência, garantindo muita música e animação.
No sábado, 5 de abril, as festividades seguem com eventos esportivos e culturais. Às 7h30, no Parque de Exposições Assis Brasil, será realizada a abertura oficial do 28º Rodeio Internacional do Mercosul, um dos eventos mais tradicionais da cidade. Às 11h, no Ace Paddle Club (Av. Pelotas, 439), ocorre a abertura oficial do Campeonato Citadino de Raquetes, reunindo atletas e entusiastas do esporte.
A Semana de São Gabriel, em comemoração aos 179 anos de emancipação política do município, promete ser um momento de celebração, cultura e confraternização. O prefeito Lucas Menezes reforça o convite à população: “Essa é uma oportunidade de valorizarmos nossa cidade e nossa história. Contamos com a participação de todos para fazermos desta edição um grande sucesso”.