01/09/2022 Secretaria de Educação

SEMANA DA PÁTRIA É ABERTA COM FOCO NA INCLUSÃO

Brasil 200 anos | SEMANA DA PÁTRIA É ABERTA COM FOCO NA INCLUSÃO

Uma cerimônia cívico-militar marcada por momentos de emoção e foco na mensagem da inclusão, simbolizando uma pátria para todos, marcou a abertura oficial da Semana da Pátria, transcorrida nesta quinta-feira, 1º de setembro, no Espaço Cívico Mascarenhas de Morais, Praça Fernando Abbott.  O prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes, por ter participado de um encontro de prefeitos promovido pela Famurs (Federação de Associações de Municípios do RS) na 45ª Expointer em Esteio, foi representado pelo secretário municipal de Educação, professor Edjor Lopes Borges.
A tocha com a chama votiva da Pátria foi trazida à Praça Fernando Abbott diretamente do quartel da 13ª Companhia de Comunicações. Em um dos momentos mais tocantes da cerimônia, a tocha foi entregue ao secretário de Educação pela estudante Maria Clara Aurides Nunes Bittencourt, aluna da sala de recursos da Escola Municipal Carlota Vieira da Cunha.  A execução do Hino Nacional foi feita pela banda do 9º Regimento de Cavalaria Blindado e entoada pelos alunos do Colégio Tiradentes da Brigada Militar.
O comandante da Guarnição Federal e do 6º Batalhão de Engenharia de Combate, tenente-coronel Orlando Marin, pronunciou a Oração Cívica. “É muito importante ver a sociedade civil acolhendo este ato cívico pelos 200 anos do nosso Brasil, uma nação jovem onde temos muito ainda a aprender, e onde buscamos valorizar cada vez mais nossos valores e princípios”, ressaltou.
Em nome do prefeito Lucas Menezes, o secretário Edjor frisou a importância do patriotismo como força da unidade nacional. “Independente de credo religioso e principalmente de ideologias políticas, devemos enfatizar que este é o nosso país, este é o nosso Brasil, e só temos uma maneira de alcançar o país que queremos, e é através da Educação˜, salientou.
Após os atos formais da cerimônia, foi encenada uma peça teatral por alunos do Colégio Tiradentes da Brigada Militar, sobre a importância histórica do bicentenário da Independência do Brasil.  Dentre as autoridades, compareceram à cerimônia o Chefe do Poder Legislativo, presidente da Câmara vereador Sildo Cabreira (PDT) e a chefe do Poder Judiciário, juíza Juliana Neves Capiotti, diretora do Foro da Comarca. A promotora de Justiça Marina Lameira representou o Ministério Público.  Além do comandante da Guarnição Federal, tenente-coronel Marin, também participaram as demais autoridades militares, o comandante do 9º RCB, Tenente Coronel Adriano Rossetti de Souza Dias; o comandante da 13ª Companhia de Comunicações Capitão Lucas Eduardo de Freitas Catirse, e o comandante do Colégio Tiradentes e Guarnição Estadual, Major Gerson Mello. Os vereadores Moisés Marques (PL), Írio Rodrigues (PDT) Raniere Moreira (União Brasil), José João Barcellos (PL) e Luiz Fernando “Kiko” Lopes (Patriotas) também prestigiaram o evento.  A Comissão Organizadora da Semana da Pátria na Secretaria de Educação é formada pela coordenadora de eventos da pasta, professora Miguelina Weber, e os professores Leandro Chaves, Adriano Teixeira, João Neme e Jaime Santos.