10/05/2022 Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura

SEDRU e EMATER abrem cadastro para recursos de apoio produtivo

Rural | SEDRU e EMATER abrem cadastro para recursos de apoio produtivo

Em parceria técnica, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e o Escritório Municipal da EMATER/ASCAR anunciam a abertura de inscrições de beneficiários para acesso a recurso de financiamentos via FEAPER (Fundo Estadual de Apoio ao Pequeno Estabelecimento Rural) do Programa “Avançar na Agricultura”, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. A informação é dada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Carlos Cléber Dias Leal, e o chefe do Escritório Municipal da Emater, extensionista Guilherme Coradini.
O programa Avançar na Agricultura oferece a pequenos produtores e agricultores familiares financiamento por meio do FEAPER para aquisição de máquinas, equipamentos, insumos, construções e ampliações para apoio e desenvolvimento das atividades agropecuárias, com bônus adimplência de 80%. Segundo Coradini, para São Gabriel foi destinado um volume total de R$ 328.103,00 em operações, com quatro linhas distintas de financiamento. A linha para agricultores e pecuaristas familiares é para projetos de R$ 5 mil a R$ 15 mil, devendo o interessado possuir DAP ou Declaração de Pecuarista Famiiar. Já a linha para pescadores artesanais é para projetos individuais de até R$ 5 mil ou projetos coletivos de até R$ 60 mil, exigindo-se cadastro no CadÚnico e carteira de pescador (RGP).
A Linha Assentados da Reforma Agrária oferece recursos de até R$ 10.000,00 para projeto individuais, ou R$ 100.000,00 para projetos coletivos, sendo obrigatório possuir cadastro no CadÚNICO e CCU (Certiricado de Cessão de Uso) expedida pelo Incra. A última linha de financiamento, voltada para agroindústria, pessoa física e/ou jurídica: , com um máximo de R$ 15 mil por projeto, exige como necessária a agroindústria já estar cadastrada no Programa Estadual de Agroindústria Familiar.
O secretário Carlos Cléber salienta que o prazo final para manifestação de interesse vai até a próxima segunda-feira, 16 de maio. Os nomes inscritos será levados para apreciação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Comdagro), que definirá os beneficiários a ser contemplados. Maiores informações no Escritório da Emater, rua Coronel Sezefredo, 629, ou pelos fones (55) 3232 5099 e whatsapp (55) 99676 1454.