08/07/2022 Secretaria de Obras e Urbanismo

SECRETÁRIO DE TRANSPORTES ANUNCIA MELHORIAS NAS RODOVIAS ESTADUAIS

Regional | SECRETÁRIO DE TRANSPORTES ANUNCIA MELHORIAS NAS RODOVIAS ESTADUAIS

A partir da próxima semana, investimentos orçamentários extraordinários serão liberados para iniciar reparos emergenciais nas rodovias estaduais RS 630 e RS 473 foram definidos como prioritários pelo governador Ranolfo Vieira Júnior. O Secretário Estadual de Logística e Transportes, Luiz Gustavo de Souza, veio a São Gabriel juntamente com o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, e o diretor de infraestrutura da autarquia, Richard Pólo.  o secretário e os diretores do DAER estiveram numa reunião com produtores rurais e líderes empresariais da região, na noite de quinta-feira, 7 de julho, no Parque Assis Brasil, promovida por Sindicato Rural, Associação Comercial e Industrial e Câmara dos Dirigentes Lojistas, com a presença do prefeito Lucas Menezes (São Gabriel), Sérgio Coradini (Vila Nova do Sul) e Olmiro Teixeira (Santa Margarida do Sul).  Na manhã desta sexta-feira, o secretário esteve no gabinete do prefeito Lucas, que formalizou a reivindicação por um investimento maior nas estradas, de no mínimo R$ 1 milhão por cada rodovia. O prefeito Lucas levou o secretário pessoalmente à RS 630, para mostrar o real estado de trafegabilidade.
Na reunião de quinta-feira, produtores rurais cobraram providências e investimentos para dirimir o estado de trafegabilidade das rodovias RS 630 e RS 473. "Como falar em agricultura 4G quando há trechos da estrada em que não passa nem camionete, comprometendo o cumprimento de contratos de entrega da safra e a chegada de insumos para o próximo plantio", disse o empresário Alberto Giuliani. “Entra governo e sai governo, e a região segue sendo alvo de descaso”, destacou o produtor rural e advogado Rafael Medeiros.
Ao prefeito Lucas, O DAER garantiu que vai realizar, a partir da semana que vem, conforme as condições climáticas permitirem, serviços de recuperação das duas rodovias, e vai buscar a parceria dos Municípios para otimizar a tarefa, buscando suplementações orçamentárias que podem chegar a um valor de R$ 2 milhões.  “Compreendemos que o recurso liberado atualmente é aquém do necessário, mas vai dar uma mínima trafegabilidade nas duas rodovias, coisa que hoje não está existindo”, ressaltou o secretário.  O prefeito Lucas Menezes mais uma vez propôs parceria do Município com o Estado para a realização de obras permanentes na rodovia, e cobrou um compromisso do Estado com mais recursos para a manutenção emergencial. “Manifestamos confiança no diálogo institucional permanente, esperando que ele renda frutos para a região, antes que se passem outros mandatos e outros governos”, assinalou.