07/12/2022 Secretaria de Assistência Social

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA REGISTRA OS AVANÇOS DE 2022

Dia Nacional da Assistência Social – SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA REGISTRA OS AVANÇOS DE 2022

Neste dia 07 de dezembro, é celebrado em todo o país o Dia Nacional da Assistência Social. Em São Gabriel, a Política Pública Municipal de Assistência Social, regulada pelas leis municipais, estaduais e federais que compõem o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), é conduzida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que conta com cerca de 74 profissionais sob condução da secretária Juliana Medeiros, atuando em múltiplos setores com diversas responsabilidades técnicas e sociais. “Muitas pessoas tem a visão de que a única tarefa da secretaria é doação de roupas ou cestas básicas. Esse é o Plantão Social, talvez o setor mais visível do nosso trabalho, mas não é o único.  A secretaria responde por serviços muito mais complexos, que buscam não somente a atenção emergencial das famílias vulneráveis, mas meios de estruturar e emancipar a vida social e familiar do nosso público-alvo”, descreve.
A secretaria é dividida em setor administrativo e também nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) Menino Jesus, Centro Oeste e Élbio Vargas, o Centro Especializado em Assistência Social (CREAS), Cadastro Único, Programa Criança Feliz e as Casas de Acolhimento Institucional 1 e 2, além de serviços específicos como o Funeral Social, Plantão Social e Restaurante Popular. E os números de cada serviço em 2022 impressionam.  Cerca de 3 mil pessoas atendidas pelos CRAS, 1100 pelo CREAS, 8 mil pessoas atendidas no Cadastro Único do Auxílio Brasil, 106 atendimentos do Funeral Social.  Mais de 821 famílias ao longo do ano foram atendidas com o Benefício Eventual de Alimentação, alcançando 2399 cestas básicas. O Restaurante Popular, onde os usuários podem consumir uma refeição pelo valor de R$ 1,00, serviu 36 mil refeições.
O Programa Criança Feliz, criado para monitorar e acompanhar o desenvolvimento pessoal das crianças de 0 a 6 anos, atendeu 417 crianças neste ano em São Gabriel.  E além disso, 21 pessoas são acolhidas em instituições de longa permanência, o que corresponde a um custo de cerca de R$ 500 mil por ano do recurso livre do orçamento da Secretaria de Assistência Social.  “Da criança ao idoso, passando também por políticas afirmativas de minorias, a Secretaria de Assistência Social tem uma grande missão institucional, que só é possível graças ao seu extraordinário corpo técnico, equipes de trabalho e aos gestores engajados que atuam conosco”, assinalou.
Para quem não sabe direito o que é um CRAS, a secretária Juliana Medeiros explica: “o CRAS está para a política de Assistência Social assim como as Unidades Básicas de Saúde estão para a política municipal de saúde. Ou seja, o CRAS é como um “posto” onde os principais serviços da Assistência Social são oferecidos de forma regionalizada”, ressalta. Nestes locais, as equipes oferecem orientação, acolhimento, cursos especiais e informações sobre os benefícios disponíveis em seu território de referência. Já o CREAS é um centro especializado, ou seja, voltado para a proteção e orientação a pessoas e famílias em situação de risco por violação de direitos ou violência.  “Temos uma missão que consome o trabalho de nossos colaboradores 24 horas por dia, interagindo com os órgãos de segurança, o Ministério Público, a Justiça, mas sempre com um compromisso absoluto, determinado primeiramente pelo ex-prefeito Rossano Gonçalves e agora pelo prefeito Lucas Menezes, que é cuidar de forma integral aqueles que mais precisam”, assinalou.