Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
29/11/2021 Secretaria da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

SECRETARIA DA SAÚDE ENCERRA NOVEMBRO AZUL

Mobilização | SECRETARIA DA SAÚDE ENCERRA NOVEMBRO AZUL COM ATENDIMENTO A POPULAÇÃO MASCULINA NO UBS PAM.

A Secretaria Municipal da Saúde finalizou, no sábado passado, a campanha Novembro Azul com ações que mobilizaram a população a voltar a atenção para a saúde masculina, na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O atendimento ao público aconteceu entre 13h30 e 17h.
Entre as ações desenvolvidas por equipes da Unidade Básica de Saúde PAM, a Secretaria destacou a realização de 19 testes rápidos, atualização de vacinas, 19 solicitações de exames PSA, coletas de antígeno para busca de paciente assintomáticos para Covid-19 e orientações referente ao novembro azul.
Segundo profissionais da área, falar sobre saúde e sexualidade masculina ainda é um tabu no Brasil. “É de suma importância abordar sobre os cuidados que o homem deve ter após a retirada da próstata quando diagnosticada com o câncer", argumentam médicos.
O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

Outras Notícias