29/10/2021 Secretaria da Saúde

SAÚDE REALIZA TESTAGEM DE ASSINTOMÁTICOS PARA COVID-19

Mobilização na praça | SAÚDE REALIZA TESTAGEM DE ASSINTOMÁTICOS PARA COVID-19

A Secretaria Municipal da Saúde realizou, na manhã desta quinta-feira (28/10), testagem de assintomáticos para Covid-19. A mobilização aconteceu no Espaço Cívico da Praça Dr. Fernando Abbott.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, médica Kátia Raposo, foi escolhido o local por ser um ponto estratégico da cidade. A Pasta Municipal realizou testagem gratuita para COVID 19 através de teste rápido - do tipo antígeno, com coleta de uma amostra nasal através de swab (“cotonete”). O resultado é divulgado em até 15 minutos.
 Os profissionais coletaram mais de 30 mostras. Todos os resultados deram negativos.
Segundo a secretária, puderam fazer os testes as pessoas (sem sintomas de COVID-19) que compareceram ao local de testagem, desde que mediante a apresentação de documentação.
O objetivo da mobilização é "atacar" a Covid-19, quando necessário, no seu estágio inicial, já que o teste de antígeno detecta o vírus na fase ativa da doença. "Porém, muitos pacientes não apresentam sintomas. Realizando a testagem, conseguimos detectar a doença na fase inicial, evitando outras contaminações", explica a secretária.
Outra proposta da testagem espontânea é atingir o público que irá participar de eventos sociais e competições esportivas, como também pessoas que pretendem realizar alguma reunião familiar ou estão chegando de viagem.
A mobilização segue nesta sexta-feira (29/10), das 9 às 12 horas, no Espaço Cívico.  As pessoas devem apresentar CPF e Cartão SUS.