Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
01/12/2021 Secretaria da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

SAÚDE INICIA O DEZEMBRO VERMELHO COM ATIVIDADES ALUSIVAS

Atendimento na Praça | SAÚDE INICIA O DEZEMBRO VERMELHO COM ATIVIDADES ALUSIVAS AO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

No dia que a população foca sua atenção para ações do Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Secretaria Municipal da Saúde iniciou a Campanha Dezembro Vermelho, com o objetivo de sensibilizar a população sobre como prevenir a infecção pelo vírus HIV, fazer o teste para detecção da doença e realizar o tratamento caso o resultado do exame seja positivo.
Na Praça Dr. Fernando Abbott, equipes do Programa DST/Aids - que atuam no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) - realizaram, durante a manhã desta terça-feira (01/12), testes rápidos para diagnóstico de HIV e Sífilis, distribuíram informativos e conversaram com a população sobre a doença.
O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) funciona na Unidade Básica de Saúde PAM. A coordenadora do Programa DST/Aids, enfermeira Rosangela Bohrer, explica como funciona o atendimento: "Àquela pessoa, com a desconfiança de que possa ter se contaminado, é só acessar essa Unidade ou as demais unidades de saúde. Aqui, no PAM, o atendimento é realizado por um médico. Além disso, temos uma equipe composta por técnicos, psicólogos e farmacêutico para prestar toda a assistência necessária ao pacientes", concluiu.
Portador do vírus HIV há mais de 23 anos, Flávio Perez Cunha, de 57 anos, faz parte da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids. Ele realça importância do diagnóstico precoce. "O teste é importante para que a pessoa descubra (cedo) se está com o vírus e inicie, imediatamente, o tratamento. Por isso é importante diagnosticar e tratar", finaliza.

Outras Notícias