28/09/2022 Secretaria da Saúde

SAÚDE ENCERRA O SETEMBRO AMARELO COM CAMINHADA DE ALERTA E PREVENÇÃO

Mobilização | SAÚDE ENCERRA O SETEMBRO AMARELO COM CAMINHADA DE ALERTA E PREVENÇÃO

A Secretaria Municipal da Saúde concluiu na manhã desta quarta-feira (28/09), com uma caminhada pelas ruas da cidade, a programação do Setembro Amarelo. Durante toda a segunda quinzena, equipes da pasta municipal realizaram atividades de alerta para um mal que vem crescendo mundialmente: os altos índices de suicídio.
A campanha é dedicada à prevenção e visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.
Profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Paulo Fernando Forgiarini (CAPS), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, organizaram o evento de encerramento da campanha com a 2ª edição da Caminhada “Eu Acredito na Vida”, com o lema “Setembro Amarelo, na Vida está a Solução”.
A caminhada teve concentração em à sede do CAPS e contou com a participação de funcionários, estudantes, militares e usuários do sistema de saúde. Também participou a banda rítmica da Escola Municipal Ferraz Neto.
Cartazes com mensagens de otimismo e valorização da vida foram apresentados durante o evento. Alunos do Ensino Médio da Escola Marques Luz, crianças e servidores (entre eles, agentes de saúde) carregavam mensagens: "Não desista de você", "Por onde anda o seu sorriso?", "Nunca será tarde, enquanto houver vontade" e "Sua vida importa".
Em frente a Prefeitura, o prefeito Lucas Menezes recepcionou o público que participava da caminhada. O chefe do Poder Executivo destacou a importância do trabalho de conscientização e de ações para reduzir as "cicatrizes" do sofrimento mental. "A campanha é importante, pois divulga informações úteis para salvar vidas e desmistificar a necessidade de atenção e cuidado com os sentimentos".