27/04/2022 Secretaria da Saúde

SAÚDE CONFIRMA 293 FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE

São Gabriel tem quatro casos confirmados | COM ALERTA PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO, SAÚDE CONFIRMA 293 FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE E NOVO CASO DA DOENÇA.

A Secretaria Municipal da Saúde informou, na manhã desta quarta-feira (27/04), mais um caso confirmado de dengue em São Gabriel. A paciente é uma idosa de 70 anos que retornou de Lajeado, recentemente. O Setor de Combate e Prevenção a doença monitora quatro casos na cidade, todos importados. Os bairros em situação de atenção máxima estão localizados nas zonas oeste e norte: Cidade Nova, Vila Mariana, Pascotin e Independência.
Além dos casos confirmados, a Secretaria aguarda o resultado de exames encaminhados para análise no Laboratório Central (LACEN). Atualmente, o setor monitora oito suspeitos.
Segundo o coordenador do Setor de Combate e Prevenção a Dengue da Secretaria Municipal da Saúde, Alfredo Oliveira Neves, moradias localizadas num raio de 300 metros das residências (com registro de doentes ou suspeitos) estão sendo vistoriadas e recebendo a aplicação de inseticida para diminuir a presença do mosquito.
A pulverização do mosquito é feita com um equipamento disponibilizado pela 10ª Coordenadoria Regional da Saúde (10ª CRS); uma única máquina atende os 10 municípios.

NECESSIDADE DE CONSCIENTIZAÇÃO
Essencial para eliminação do mosquito, a pulverização, por causa da divisão necessária com os demais municípios da região, é feita conforme a disponibilização do equipamento. Geralmente, uma vez por semana ou até menos.
Nesse sentido, aponta Neves, o trabalho de conscientização da comunidade se torna uma ferramenta essencial no combate a proliferação. "O grande problema, não é nem a dificuldade de termos em mãos o equipamento para a pulverização; e sim, a de conscientizar a população para os cuidados necessários dentro da sua própria casa (como eliminação de criadouros)", argumenta Neves.