04/11/2022 Secretaria da Saúde

SÃO GABRIEL VAI DISPONIBILIZAR EXAMES "PSA" EM LABORATÓRIOS DA CIDADE.

Novembro Azul | SÃO GABRIEL VAI DISPONIBILIZAR EXAMES "PSA" EM LABORATÓRIOS DA CIDADE.

O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). A partir desta sexta-feira (04/11), a Secretaria Municipal da Saúde vai disponibilizar exames de PSA (Antígeno Específico da Próstata) nos laboratórios Ney Ramalho, Macedo Chagas, Laborcito e Siqueira de Vargas.
Serão atendidos homens com 40 anos ou mais. Para tanto, basta apresentar o Cartão do SUS, não havendo necessidade de solicitação médica.
A secretária municipal da Saúde, médica Kátia Raposo, explica que o exame de próstata não é sinônimo de constrangimento. "Na maioria dos casos, não há sinais ou sintomas de câncer. O exame de PSA é realizado para iniciar a investigação", argumenta, enfatizando que o PSA é um exame de sangue, sendo um dos exames para investigação de câncer de próstata".
É importante ficar atento aos sintomas: histórico de casos na família, dificuldade para urinar, urina com sangue, jato de urina fraco, dor e ardor ao urinar, maior frequência urinária (principalmente à noite).
A secretária alerta que, quanto mais cedo for detectado o câncer, mais fácil será o seu tratamento.