24/08/2022 Prefeito Municipal

Segurança Pública | SÃO GABRIEL REIVINDICA NOMEAÇÃO DE COMANDANTE EXCLUSIVO PARA O 4º ESQUADRÃO DA BM

Em ofício - com assinatura conjunta do prefeito Lucas Gonçalves Menezes; dos presidentes do OAB RS, Leonardo Lamachia; e da Subseção da OAB SG, Miguel Neme Kodayssi - o Município de São Gabriel está reivindicando a nomeação de um capitão para o comando do 4º Esquadrão da Brigada Militar. Atualmente, a instituição é comandada pelo Capitão Magno Siqueira, que se divide na função de comandante dos esquadrões de Rosário do Sul, Alegrete e Santana do Livramento. Em março passado, ele também assumiu a chefia do Policiamento Ostensivo do 2º Regimento de Polícia Montada (RP Mon).
O prefeito também defende a nomeação de novos Policiais Militares para São Gabriel, visando reforço do efetivo e a ampliação de ações envolvendo o policiamento oestensivo na cidade.
Os pedidos - encaminhados diretamente ao comandante geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli - estão embasados em casos recentes de violência em vias públicas (na área central da cidade) e também no incidente trágico que culminou com a morte de Gabriel Marques Cavalheiro.
No final da manhã desta quarta-feira (24/08), na sede da OAB São Gabriel, o presidente da OAB RS, Leonardo Lamachia, dirigentes da Subseção e advogados conversaram com o delegado de polícia José Soares Bastos e o prefeito Lucas Menezes. O encontro contou ainda com a presença de integrantes da imprensa estadual.
Além de ressaltar a confiança na Justiça e a crença na Brigada Militar, o prefeito Lucas Menezes defende esforços para atender às necessidades estratégicas e operacionais existentes no Município. Paralelo aos pedidos de providencias para a segurança pública, o prefeito informou que a Rede de Proteção Social, através das Secretarias de Assistência Social e da Saúde, estão dando apoio psicológico (com atenção especial de profissionais da área) aos familiares do jovem em São Gabriel.