Políticas públicas | SÃO GABRIEL REALIZA A 2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE MENTAL
Transcorreu nesta quarta-feira, 16 de fevereiro, no auditório do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de São Gabriel (Ipresg), a realização da 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental, reunindo especialistas em Saúde Mental e lideranças comunitárias e sociais, com o propósito de construir propostas para a formulação da política municipal de Saúde Mental para o fortalecimento de seus programas e ações. O prefeito em exercício Lucas Menezes prestigiou o ato de abertura oficial, que teve também a presença da secretária de Saúde Kátia Raposo Pereira, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Francisco Lúcio Umpierre Miranda, e a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Paulo Forgiarini, Roberta Guimarães dos Santos.
O prefeito em exercício, no uso da palavra, reforçou a importância das conferências como espaço de construção coletiva de soluções em que a sociedade pode participar auxiliando a definir diretrizes orçamentárias, inclusive invertendo prioridades da política pública. “Esse contexto de pandemia, com o enfraquecimento dos vínculos sociais, trouxe um crescimento dos transtornos mentais na população, como depressão e ansiedade, e seguramente essa é uma questão que terá de estar no horizonte das gestões públicas como uma urgência do futuro”, ressaltou.
A 2ª Conferência teve como tema “A política de Saúde Mental como direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo aos avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS” e atração as palestras da diretora da Saúde Mental de Alegrete, Nadia Mileto e com as psicólogas da equipe do Centro de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Ana Paula Pedrotti, Rafaela Valentini e Michele Bueno. Ao final do evento, foram eleitos os delegados que representarão São Gabriel na 4ª Conferência Estadual de Saúde Mental.