SÃO GABRIEL IRÁ INSTALAR ARMADILHAS PARA MAPEAR MOSQUITO DA DENGUE
Entre as ações de combate à dengue, a Prefeitura irá instalar 100 armadilhas para atrair o mosquito transmissor da doença. Os recipientes - que imitam um criadouro - foram desenvolvidos especialmente para coletar os ovos do mosquito e permitir a identificação dos bairros com maior infestação.
Os recipientes, que devem chegar nas próximas semanas, simulam um vaso de planta preto preenchido com água, que fica parada, atraindo o mosquito. Nele, os agentes inserem uma palheta de madeira que facilita a colocação de ovos pelas fêmeas do Aedes aegypti. Ficará no local por cerca de cinco dias, quando é recolhido para a contagem dos ovos. Dessa forma, os agentes conseguem observar, de maneira rápida e eficiente, a quantidade de mosquitos na região e aceleram as ações de combate, sem que o inseto se desenvolva.
A Secretaria da Saúde comprou testes rápidos, que estão sendo realizados no Posto Central (em frente à Santa Casa de Caridade). Quando um caso de dengue é confirmado, agentes fazem uma investigação num raio de 150 metros da casa do paciente para identificar e eliminar mosquitos, evitando novas infecções.