26/09/2022 Secretaria da Saúde

SÃO GABRIEL ENTRA NA ÚLTIMA SEMANA DA CAMPANHA CONTRA A POLIO

Adesão é baixa | SÃO GABRIEL ENTRA NA ÚLTIMA SEMANA DA CAMPANHA CONTRA A POLIO

"Se liga! Última semana da vacinação contra a poliomielite". Com esse alerta, a Secretaria Municipal da Saúde lançou, no domingo passado, a uma série de divulgações chamando atenção para a última semana da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação em São Gabriel. A campanha - que foi prorrogada pelo Ministério da Saúde em razão da baixa adesão - tem como objetivo imunizar crianças e adolescentes menores de 15 anos e manter a carteira de vacinação atualizada. Entretanto, a grande preocupação, em todo o Brasil, é com a polio.
Em São Gabriel, a campanha atingiu apenas 59,98% do público alvo - crianças de 1 a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Apenas 1.868 crianças receberam as gotinhas, quando as perspectiva era de imunizar mais de 3 mil.
Já a Campanha de multivacinação visa atualizar a caderneta de vacinação dos menores de 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias).
A secretária municipal da Saúde, médica Kátia Raposo, informa que as campanhas terminam no próximo dia 30 de setembro. Ela ressalta a importância de os pais, ou responsáveis, levarem os filhos até uma Unidade Básica de Saúde para a vacinação. Hoje, em todo o Brasil, existe riscos da doença voltar. Conhecida como paralisia infantil, no passado, o Brasil sofreu com epidemias e essa situação só mudou completamente com as campanhas de vacina.
As crianças devem tomar cinco doses de vacina. As primeiras três doses como injeções - a primeira aos dois meses; a segunda, aos quatro; e a terceira, aos seis - e duas doses de reforço como gotinhas - uma aos 15 meses e outra aos quatro anos de idade.