26/05/2021 Secretaria de Educação

SÃO GABRIEL CREDENCIADA PARA ESCOLA CÍVICO-MILITAR

Educação | SÃO GABRIEL CREDENCIADA PARA ESCOLA CÍVICO-MILITAR

O Município de São Gabriel conseguiu habilitação junto à Secretaria Estadual de Educação para receber uma unidade do Programa de Escolas Cívico-Militares. A comunicação foi feita pelo Coordenador Estadual do Programa, junto à SEC/RS, Marcelo Borella, e foi motivo de uma reunião de trabalho entre o secretário municipal de Educação, Edjor Borges, e sua equipe técnica.
A partir de agora, o Município tem diversas etapas burocráticas a cumprir junto ao Estado, com análise documental e de estrutura pedagógica, inclusive com uma Audiência Pública, onde será avaliado se a comunidade deseja ou não uma Escola Cívico-Militar no Município. A escola escolhida para receber o projeto é a Escola Municipal Menino Jesus – CAIC, na zona norte da cidade.
O secretário Edjor Borges ressalta o significado que esse tipo de instituição terá para o entorno da escola, situada em uma das áreas de maior vulnerabilidade social da zona urbana. “Acreditamos que as famílias precisam ter o direito de escolha. Uma rede pública precisa ter espaço tanto para sistemas pedagógicos diversos, e o ensino cívico-militar é uma ferramenta de disciplina e valores. Há muitas etapas a vencer, mas já conseguimos habilitar São Gabriel para esta conquista. O compromisso das gestões do prefeito Rossano com a educação pública de qualidade permanece firme”, ressaltou.