A programação é o início das celebrações dos 80 anos do fim da II Guerra Mundial, a ser celebrado no dia 8 de maio, quando será apresentado à comunidade o Museu revitalizado.
Nesta quarta-feira, 16 de abril, São Gabriel prestará uma homenagem especial aos 80 anos da conquista de Montese pela Força Expedicionária Brasileira (FEB), marco decisivo da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. A solenidade será realizada no Museu Gaúcho da FEB, com uma formatura organizada pela Guarnição Militar Federal.
Entre os dias 14 e 17 de abril de 1945, a FEB protagonizou uma das batalhas mais intensas e sangrentas da campanha brasileira na Itália. A vitória em Montese foi fundamental para a retomada de território italiano das mãos do regime nazifascista e consolidou o papel dos pracinhas brasileiros ao lado das forças aliadas.
Para receber a cerimônia, o Museu Gaúcho da FEB — que abriga um dos maiores acervos do país sobre a presença brasileira na guerra — está passando por um processo de revitalização. A iniciativa, que inclui pintura e melhorias na iluminação, é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de São Gabriel, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, o 9º Regimento de Cavalaria Blindado (RCB) e o 6º Batalhão de Engenharia de Combate (BE Comb).
De acordo com a curadora do museu, Camila Tavares, a cerimônia é mais do que uma celebração histórica, é um ato de preservação da memória. “O museu é um espaço vivo de memória. Com essa comemoração, queremos manter viva a lembrança do sacrifício e da coragem dos nossos pracinhas”, afirmou.
A programação é o início das celebrações dos 80 anos do fim da II Guerra Mundial, a ser celebrado no dia 8 de maio, quando será apresentado à comunidade o Museu revitalizado.