03/02/2022 Secretaria da Saúde

SÃO GABRIEL APLICOU 393 DOSES INFANTIS NA MANHÃ DESTA QUINTA

Crianças falam da importância da vacina | SÃO GABRIEL APLICOU 393 DOSES INFANTIS NA MANHÃ DESTA QUINTA

A Secretaria Municipal da Saúde vacinou 393 crianças contra a Covid-19 na manhã desta quinta-feira (03/02). A mobilização aconteceu no Salão Paroquial, das 8 às 12 horas, envolvendo meninos e meninas de 5 a 11 anos com comorbidades e de 8 a 11 anos, sem comorbidades.
A campanha segue neste sábado (05/02), novamente no Salão Paroquial, exclusivamente para aplicação de doses infantis. O vice-prefeito e secretário interno da Saúde, Lucas Menezes, informa que não haverá alteração na faixa etária do público alvo. O horário da vacinação será divulgado nesta sexta.
Maria Clara Nunes Bittencourt, de 6 anos, é um exemplo de superação. A menina - aluna da Escola de Educação Infantil Vó Edy - tem três tipos de CID (Mielomeningocele, Hidrocefalia e pé torto congênito).
A mielomeningocele é o nome dado a uma falha no fechamento do tubo neural – estrutura que origina a medula e o cérebro no embrião. Essa falha faz com que a medula, as raízes nervosas e as meninges do bebê fiquem expostas.
Uma de suas consequências da mielomeningocele é a Hidrocefalia, ou acúmulo de líquido no cérebro, presente em 80% a 90% dos casos. O pé torto congênito (PTC) é uma alteração nos ligamentos, músculos, tendões e ossos do pé que acontece ainda na gestação e faz com que a crianças apresentar dificuldades motoras ou para ficar em pé e caminhar porque perdem os movimentos dos músculos que ficam abaixo da lesão.
Após ser vacinada, ela chamou atenção ao se manifestar sobre a importância da vacinação. "A vacina é boa para nós e para a nossa saúde, senão a gente pega Covid. E é bem importante a gente se cuidar e usar máscaras. Porque, senão pega Covid. O Covid já está enorme, então faça a vacina", disse a menina, em vídeo que deverá ser exibido nas redes sociais da Prefeitura.
A mãe dela - Maria Savana Bittencourt, de 31 anos - ressaltou a importância da vacina, principalmente, para quem tem comorbidades. Eu acredito que, se ela pegasse o vírus, sem a vacina, seria muito prejudicial para ela. Por isso, eu estou aqui, hoje, vacinando ela. Pensando na prevenção e sabendo como está alto o índice de Covid na cidade".
BLOGUEIRA
Fotogênica e carismática. Duas características - que poderiam ser suficientes para dar um UP no projeto familiar de tornar a pequena Ana Clara Irigaray, de 6 anos, uma criadora de conteúdos digitais de sucesso. Mas ela vai além. Usa toda a sua simpatia para chamar a atenção, de pais e mães, para a necessidade de conquistarmos a imunização completa da população.
"Galerinha, venha se vacinar... porque não dói nada", disse logo após receber a dose da vacina, na manhã desta quinta, no Salão Paroquial.