Edição regional | SANTA MARGARIDA DO SUL SEDIOU ETAPA CLASSIFICATÓRIA PARA FINAIS DO JINCOP EM SÃO GABRIEL
A Secretaria Municipal de Educação de Santa Margarida do Sul, em parceria com as pastas de educação de São Gabriel e Vila Nova do Sul, abriu, na manhã deste sábado (06/08), a edição 23 dos Jogos Intercolegiais da Primavera (JINCOP). Apesar de ter mais de duas décadas e já ter, no seu histórico, o envolvimento de equipes estudantis dos três municípios, é a primeira vez que uma das etapas da competição é realizada fora de São Gabriel.
O secretário de Educação de São Gabriel, professor Edjor Lopes Borges, acredita que o JINCOP 2022 se torna uma ferramenta para a integração regional das três cidades. O evento deste ano foi idealizado com o objetivo de valorizar o esporte e a educação e, ainda, a socialização dos alunos.
A etapa classificatória reuniu equipes de futsal feminino das Escolas Cívico-Militar Menino Jesus (Caic), Carlota Vieira da Cunha, Mondrian, Maria Pereira Teixeira (de Vila Nova do Sul) e Rodrigues Alves (de Santa Margarida do Sul).
Os jogos foram realizados no Ginásio Poliesportivo da cidade vizinha com a participação de 70 alunos, todos na categoria Pré-Mirim. As equipes das escolas Carlota Vieira da Cunha e Rodrigues Alves garantiram vaga na fase final da competição, que acontecerá no mês de novembro, no Ginásio Plácido de Castro, em São Gabriel.
A etapa regional foi aberta oficialmente pelo prefeito Olmiro Ricardo Saldanha Teixeira. O juramento do atleta foi feito pela estudante Isabelle Rocha Di Domenico. O evento segue na terça-feira (09/08) e quarta-feira (10/08), na Urcamp, quando serão conhecidos os classificados nas categorias Mirim e Infantil feminino.
A solenidade também contou com a presença dos prefeitos de São Gabriel, Lucas Menezes e de Vila Nova do Sul, Sérgio Ovídio Coradini; do vice-prefeito de Santa Margarida do Sul, Ailton Moraes Neves Júnior; dos secretários de Educação de São Gabriel, Edjor Lopes Borges e de Santa Margarida do Sul, Rogério Saldanha Correa.
O professor de Educação Física, Evandro Ávila Ferreira, foi homenageado durante o evento. Evandro - que possui deficiência visual - é especializado em educação inclusiva.