20/09/2021 Secretaria de Obras e Urbanismo

SAIBA COMO FUNCIONAM AS INICIATIVAS DE FLORESTAMENTO

Dia da Árvore | SAIBA COMO FUNCIONAM AS INICIATIVAS DE FLORESTAMENTO E REPLANTIO NO MUNICÍPIO

A arborização e manutenção da vegetação na paisagem urbana é uma preocupação permanente dos governos locais em todo o planeta. Neste Dia da Árvore, 21 de setembro, algumas ações desenvolvidas pela Gestão Municipal em prol da preservação das florestas nativas e da rearborização de ambientes urbanos e rurais degradados são apresentadas à população.
O Departamento de Meio Ambiente, vinculado à Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, é o órgão responsável por executar a política ambiental do Município, notificar descumprimentos da legislação ambiental e autorizar solicitações de cortes de árvores nativas. “Quando um cidadão ou uma empresa solicitam permissão para o corte de uma árvore nativa, devem providenciar o plantio de outras 15, como determina a legislação”, explica a bióloga Ana Paula Pellenz Eich, do DEMAM.
O departamento envia mudas de árvores frutíferas e de árvores nativas para projetos ambientais executados por órgãos do Município, como a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Educação, onde a bióloga Juliane Marçal Munhoz coordena o Programa Municipal de Educação Ambiental, com iniciativas de plantio e replantio de mudas em escolas e ações de conscientização ambiental com os estudantes.  Organizações civis ou entidades interessadas em promover ações de replantio podem solicitar mudas de árvores nativas ou frutíferas gratuitamente ao departamento pelo telefone 3232 6799, ou na sede da Secretaria de Obras, na Rua General Câmara, 800.
No setor rural, é a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural quem possibilita aos agricultores familiares a aquisição de mudas para suas propriedades a preço de custo, para reflorestamento, florestamento e proteção ciliar de nascentes, entre outros usos. As demandas podem ser requeridas diretamente na Secretaria, na avenida Antônio Trilha, 1771, ou pelo fone (55) 3232 7741.