Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
20/09/2021 Secretaria de Segurança e Cidadania
COMPARTILHAR NOTÍCIA

"RODA DE CONVERSA" MARCA INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

Transmitida pela página da prefeitura | "RODA DE CONVERSA" MARCA INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO EM SÃO GABRIEL

São Gabriel abriu oficialmente, na tarde de sexta-feira (17/09), a Semana Nacional do Trânsito com uma programação que incluirá palestras voltadas para o público estudantil no transcorrer dos próximos dias. O programa - organizado pela Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania e Secretaria Municipal de Educação - envolve instituições que atuam, seja de forma direta ou indireta - na fiscalização e execução de ações de segurança no trânsito, entre elas, PRF, Brigada Militar, Exército Brasileiro, CFC Gabrielense e Corpo de Bombeiros. As professoras Chaiane Soares e Sodenir Garcia de Freitas representaram a Educação na organização do evento, e o diretor da pasta, Eduardo Pastorio, representou o Secretário Edjor Borges.
O lançamento aconteceu durante uma live, transmitida pela Diretoria de Comunicação Social através da página oficial da Prefeitura de São Gabriel no facebook, em forma de "roda de conversa", onde especialistas em trânsito e cidadania puderam opinar e relatar
experiências sobre o tema.
O diálogo foi conduzido pelo diretor de Comunicação Social da Prefeitura, jornalista Cláudio Moreira, responsável por apresentar questionamentos e direcioná-los aos representantes das instituições convidadas.
Participaram da roda de conversa o major Gerson Correa de Mello, comandante do Colégio Tiradentes da Brigada Militar; instrutor de trânsito Giovane Vieira, diretor do CFC Gabrielense; professor Eduardo Pastorio, diretor administrativo da Secretaria Municipal de Educação; policial rodoviário Diovane Brabos, patrulheiro da PRF/RS; bombeiro Daguiel Souza da Silveira, 2º sargento do Corpo de Bombeiros; capitão César Augusto, representante da Guarnição Militar Federal e 6º BE Cmb; e tenente Adair Goulart, representante da Brigada Militar.
Também integrou a mesa de debate o secretário municipal de Segurança e Cidadania, Antônio Vitor Vieira Teixeira. "A proposta é conversar e através do diálogo transmitir informações e conhecimentos conforme experiências de cada um dos convidados dentro da sua área de atuação", explicou o secretário.
Os dados apresentados pelos órgãos que atuam, de forma direta no trânsito, revelam números preocupantes e que reafirmam a necessidade de campanha de educação e conscientização.
Segundo o Corpo de Bombeiros, no mês de agosto foram atendidas 78 ocorrências, sendo 80% deles relacionadas a acidentes de trânsito. O relatório revela que, em média, no mês passado, os bombeiros atenderam, por dia, três ocorrências referentes ao trânsito.
Os números apresentados pela Brigada Militar são ainda mais alarmantes. Em 2020, a instituição contabilizou cerca de 170 acidentes de trânsito, enquanto que, em 2021, em apenas oito meses, a BM já atendeu 400 casos. E a BM leva em consideração apenas os números oficiais, eis que muitos acidentes acontecem e não são registradas, pois envolve acerto entre as partes envolvidas.
Relatório da Brigada Militar mostra que 90% dos acidentes de trânsito são causado por imprudência ou imperícia (ou seja: culpa do motorista). Os outros 10% podem ser contabilizados para falhas mecânicas, por exemplo.
A elevação no índice de acidentes, fez com que o comando da Brigada Militar ampliação o números de barreiras de fiscalização na cidade. Nos últimos meses, a instituição fiscalizou mais de seis mil veículos, tirou mais de 300 automóveis de circulação (falta de documentação ou equipamentos) e notificou outros 700.

Outras Notícias