26/09/2022 Secretaria da Saúde

RECOLHIMENTO DE MATERIAL DESCARTADO EM CAMPANHA CONTRA A DENGUE

Mutirão no Bairro Independência | SERVIÇOS URBANOS INICIA RECOLHIMENTO DE MATERIAL DESCARTADO EM CAMPANHA CONTRA A DENGUE

Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos iniciaram, na manhã desta segunda-feira (26/09), o recolhimento do material deixado na frente das residências, durante o final de semana, em campanha contra a dengue, no Bairro Independência.
O Comitê Municipal de Combate e Prevenção a Dengue iniciou, no sábado passado, uma grande "ofensiva" para eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti no Bairro Independência. A ação, desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde, envolveu profissionais que atuam como agentes de saúde e servidores do Setor de Vigilância e Combate a Dengue.
Presidente do Comitê, o médico veterinário Alfredo de Oliveira Neves explica que a mobilização serviu para conscientizar, esclarecer e pedir auxilio à população. Os moradores foram orientados a descartar recipientes que possam armazenar água limpa e parada, tipo pneus, vasos sanitários, caixas de descargas, latas, lonas plásticas, garrafas pet, potes plásticos e outros.
Atualmente, São Gabriel tem 580 focos do mosquito Aedes Aegypti confirmados pelo Comitê Municipal. Os mutirões estão sendo organizados com o objetivo de conter a elevação do número de infestações no Município. As larvas do mosquito foram encontradas em mais de 2,2% das residências gabrielenses. Esse índice eleva a possibilidade de um iminente o risco de surto ou epidemia de doenças, afirma Neves.
A água parada e limpa atrai o mosquito. Mais de 90% dos focos, onde o mosquito nasce e se multiplica, estão nas residências (dentro de casa, garagem, área de serviço e pátios). Na água limpa e parada acontece a proliferação. A fêmea, que se alimenta de sangue, também encontro dentro das casas o seu alimento.