28/03/2022 Secretaria de Educação

REAJUSTE A PROFESSORES EM SÃO GABRIEL

Educação | REAJUSTE A PROFESSORES EM SÃO GABRIEL ATRAI AUTORIDADES DE OUTROS MUNICÍPIOS

O esforço bem-sucedido nas contas públicas do Município de São Gabriel para cumprir o índice anunciado pelo Ministério da Educação para o reajuste do magistério municipal em 33,24% tem despertado o interesse de outros municípios gaúchos, que buscam conhecer as estratégias financeiras e de gestão aplicadas para garantir o cumprimento do Piso do Magistério sem estrangular as finanças públicas. Nesta quinta-feira, 24 de março, foi recebido no Gabinete do prefeito Rossano Gonçalves o vereador Armênio Schmitt (PT), o “Professor Armênio”, da cidade de Quaraí, que veio a São Gabriel buscar informações sobre as fórmulas de São Gabriel para atender o índice constitucional.
O parlamentar quaraiense, que já foi secretário de Educação de seu município e gestor de projetos da presidência da República na gestão do ex-presidente Lula, buscou dados sobre a realidade orçaamentária do município, despesas na área de Educação e a aplicação dos recursos do FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação), que é quem normatiza anualmente o índice do Piso Nacional do Magistério.  “Governar é fazer escolhas, e o orçamento é o instrumento que transforma estas escolhas em lei. Quando falamos de tratar a Educação como prioridade isso precisa se traduzir em prioridade também no orçamento, e se não há dinheiro pra tudo, a valorização dos professores tem de estar no topo das prioridades, e isso não foi comprometido nem mesmo durante a pandemia, quando os gastos com Saúde comprimiram as finanças. Valorizar a Educação não pode ser apenas discurso, e por isso mantemos um monitoramento permanente das contas públicas, melhorando a qualidade do gasto público e buscando traduzir em eficiência. Alguns setores esperam mais, mas a Educação não pode esperar”, ressalta Rossano.