27/08/2021 Secretaria de Segurança e Cidadania

PROJETO APRESENTA MENSAGENS DE CONSCIENTIZAÇÃO

Trânsito seguro | PROJETO APRESENTA MENSAGENS DE CONSCIENTIZAÇÃO ATRAVÉS DA ARTE NOS SEMÁFOROS

Em meio ao trânsito de veículos na área central de São Gabriel, atores da Cia Teatral dos Pampas, caracterizados como vítimas que sofreram acidentes por imprudência, apresentaram o espetáculo performático "Teatro na faixa", onde o objetivo é - através do impacto com imagens de pessoas maquiadas com ferimentos - chamar a atenção dos motoristas para a importância da adoção de cuidados ao dirigir. A ação, iniciada na manhã desta sexta-feira (27/08), aconteceu no semáforo da General Mallet com Duque de Caxias, na Praça Dr. Fernando Abbott.
O projeto integra ações de conscientização promovidas pela Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania e já está inserido nas atividades da Semana Nacional do Trânsito, que acontecerá entre os dias 18 a 25 de setembro. "A educação e segurança no trânsito é prioridade da atual gestão municipal", destaca o secretário de Segurança e Cidadania, Vitor Teixeira.
O espetáculo performático acontece nas faixas de segurança do principais semáforos da nossa cidade. Enquanto o sinal estiver fechado, um grupo de sete personagens expõe cartazes com frases de efeito: Não atender o celular? Atende! – personagem noiva; Respeitar o sinal? Não precisa! – personagem motoqueiro; Beber antes de dirigir? Claro que sim – personagem bêbado; Usar o cinto? Bobagem! E depois...  – personagens mãe e filha;  Junte-se a nós! – personagem executiva. Os atores são acompanhados pelo personagem da "Dona Morte" que, tocando uma gaita com uma marcha fúnebre, circula entre os veículos para chamar atenção dos motoristas para os alertas de segurança.
De uma maneira lúdica, interativa e dinâmica, o espetáculo busca conscientizar os condutores para um trânsito mais seguro. Até o dia do encerramento da Semana do Transito, serão 24 dias de apresentações. As próximas edições acontecerão nos semáforos da Praça Tunuca Silveira.
Participam das atividades, o diretor e roteirista Rangel Arede; o sonoplastista Thiago Derzete; a maquiadora Andressa Gomes; e o elenco: Nina Rangel, Rute Machado, Andrews Avila, Thiane Derzete, Rose Derzete, Rafael Carvalho e Thiago Derzete.