14/03/2022 Secretaria de Educação

PROGRAMAS PIM-CRIANÇA FELIZ DESENVOLVEM ATIVIDADES

Fortalecimento da família | PROGRAMAS PIM-CRIANÇA FELIZ DESENVOLVEM ATIVIDADES COM GESTANTES E CRIANÇAS MENORES DE 6 ANOS

Já estão sendo aplicados, em quase todos os bairros de São Gabriel, os Programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz, desenvolvidos pelos governos do Estado e Federal, respectivamente, e, na esfera municipal, executado por um Grupo Técnico Municipal (GTM) composto por representantes das Secretaria da Saúde, Educação e Assistência Social.
Inicialmente, o programa tem sete visitadoras, com planejamento de ampliar a equipe para 16 profissionais e atender 256 crianças e gestantes, já que cada uma delas terá que acompanhar 16 indivíduos.
Os atendimentos do PIM - Criança Feliz ocorrem por meio de visitas domiciliares e atividades realizadas semanalmente a famílias com gestantes e crianças menores de seis anos.
As ações têm como foco a promoção do desenvolvimento integral infantil, o fotalecimento do vínculo familiar, da parentalidade positiva, bem como a identificação de potencialidades e necessidades das famílias que devem ser articuladas em rede, visando a integralidade do cuidado.
A participação das famílias é voluntária e ocorre mediante convite e ciência dos objetivos e das ações que serão desenvolvidas, sendo o principal critério estar inscrita no Cadastro Único. A data e horário dos atendimentos devem ser acordados, considerando o melhor interesse da família.
O Grupo Técnico Municipal (GTM) do PIM / Criança Feliz tem Ana Lúcia Barros Machado na coordenação e representação da Saúde; Lisiê Cardoso, da Secretaria de Assistência Social; e Luciane Santana Ebre Farias, da Educação.
Para dúvidas e informações, o telefone de contato é (55) 996739847.