23/07/2021 Secretaria de Desenvolvimento Rural

PRODUTORES QUEREM SOLUÇÕES PARA AS RODOVIAS RS-630 E RS-473

Mobilização | PRODUTORES QUEREM SOLUÇÕES PARA AS RODOVIAS RS-630 E RS-473

Um grupo de produtores e empresários rurais com propriedades estabelecidas no entorno das rodovias estaduais RS-630 e RST-473, insatisfeitos com a precariedade e o descaso histórico do Governo Estadual, estiveram na manhã desta sexta-feira, 23 de julho, com o prefeito Rossano Gonçalves e o vice-prefeito Lucas Menezes para pedir o apoio do Poder Executivo Municipal na pressão às autoridades estaduais para a recuperação das vias e da Ponte do Passo do Pinto, onde uma estrutura provisória substitui a ponte destruída desde 2001. Participaram do encontro os secretários municipais de Desenvolvimento Rural, Carlos Cléber Dias Leal, e de Serviços Urbanos, André Matheus Focaccia.
O prefeito relatou as medidas já tomadas, dentre elas uma audiência com o Promotor da Vara Especializada da comarca local, Thomaz de La Rosa da Rosa, ocorrida na quarta-feira, 21, onde apresentou um dossiê com as várias solicitações encaminhadas aos sucessivos governos estaduais desde então, requerendo uma diligência do Ministério Público Estadual contra o Governo do Estado para providências urgentes. “É um descaso absolutamente irresponsável, e a pressão dos produtores é muito importante para chamar a atenção do Governo para essa situação”, destacou, ressaltando que os próximos passos passam por uma articulação com os prefeitos da região, para elevar o nível da pressão sobre as autoridades estaduais.
Os produtores ressaltaram que as entidades do setor – Sindicato Rural, Associação dos Arrozeiros e outras – serão acionadas para também ingressar com um pedido no Ministério Público, reforçando a reivindicação. “Temos contratos a cumprir para entrega da produção, e quando a rodovia não permite o cumprimento desses contratos, o Poder Público é responsável. Nossa intenção é nos articularmos com produtores dos outros municípios da região, também com deputados e outras autoridades, para uma mobilização ampla pela recuperação dessas estradas”, assinalou o produtor rural Sérgio Augusto Giuliani.  Integravam também a comissão os produtores rurais Rafael Medeiros, Francisco Geraldo Pereira de Souza, Rita Dias e Pedro de Souza.