23/05/2022 Secretaria da Saúde

PRIMEIRA INFÂNCIA MELHOR TERÁ NOVA SELEÇÃO DE VISITADORES

Saúde Integral | PRIMEIRA INFÂNCIA MELHOR TERÁ NOVA SELEÇÃO DE VISITADORES

Uma nova seleção de visitadores do Programa Primeira Infância Melhor, com datas e regras que ainda serão divulgadas, será necessária para o município atingir suas metas dentro deste programa que é do Governo do Estado. O fato foi deliberado em reunião de trabalho na última sexta-feira, 20 de maio, quando a equipe gestora do programa no município teve uma reunião virtual com o Grupo Técnico Estadual.  As secretárias municipais Kátia Raposo (Saúde) e Juliana Medeiros (Assistência Social), juntamente com a coordenadora do PIM São Gabriel, Ana Lúcia Machado e a supervisora municipal Lisiê Cardoso, reuniram-se com as coordenadoras do GTE, Alneura Ana Provenzi e Jacqueline Ferrão Zoch.
Cada município gaúcho tem uma meta de equipes e visitas domiciliares a realizar, e para São Gabriel a meta estipulada é de 16 visitadores e 256 indivíduos (gestantes e crianças de 0 a 6 anos).   “Vamos estruturar um novo chamamento para cumprir os indicadores sociais e adequar o serviço local às metas que precisa atender”, ressaltou a secretária Juliana Medeiros.
O PIM é considerado uma iniciativa pioneira no Brasil, buscando promover o desenvolvimento integral da infância, preconizando cuidados com o nascituro, a gestante e as crianças até os 6 anos de idade, com foco nas famílias em situação de vulnerabilidade social. O programa é desenvolvido no Estado desde 2003 e tornou-se política pública estadual a partir de uma lei de 2006.