18/07/2022 Secretaria de Desenvolvimento Rural

PREFEITURA RETOMA SERVIÇOS DE REPAROS APÓS AS CHUVAS

Estradas | PREFEITURA RETOMA SERVIÇOS DE REPAROS APÓS AS CHUVAS

Em apenas sete dias, de 11 a 17 de julho, o acumulado de chuvas registrou 133,4 milimetros em São Gabriel, segundo dados do INMET (Instituto de Meteorologia do Rio Grande do Sul). Em todo o mês de julho, que ainda tem 13 dias pela frente, o volume total é de 148,6 milímetros.  Com esta pluviosidade e com os poucos dias de sol registrados nos últimos quatro meses, de abril até agora, as equipes operacionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural tem encontrado dificuldades para executar suas atividades de conservação e recuperação dos mais de 3 mil quilômetros de estradas municipais.  Por isso, o secretário Carlos Cléber Dias Leal tratou de aproveitar o dia ensolarado e a previsão de estabilidade desta semana para determinar algumas ações emergenciais.
As equipes da secretaria atuam na região de Vista Alegre, Caleira, Lagoões e Caiboaté Grande, onde o tempo não havia dado condições de avançar nas últimas semanas. “Estamos também realizando operações na Estrada da Invernada Reúna, em parceria com a Celulose Riograndense”, ressalta o secretário.  Em uma estrada municipal secundária, conhecida como “Corredor dos Giuliani”, na localidade de Cerrito, Catuçaba, foi feito o conserto do bueiro, liberando a passagem que estava interrompida em função das chuvas. “Essa estrada recebeu manutenção e reparos em outubro passado. Infelizmente as chuvas de abril pra cá foram muitas, e o trânsito pesado. Como a estrada é secundária, com leito menor, e por ser também de material arenoso, ela não resiste muito bem a trânsito pesado com solo molhado”, explica.
Os próximos serviços estão previstos para as localidades de Arvoredo e Jacaré, assim que forem concluídas as operações atuais. “Se secar bem o solo, vamos realizar mais patrolamento e também colocação de material nas Três Divisas”, informa Carlos Cléber.