09/06/2022 Secretaria de Serviços Urbanos

PREFEITURA RECOLHE QUILOS DE LIXO DE BUEIRO NO BAIRRO ÉLBIO VARGAS.

Campanha de conscientização | PREFEITURA RECOLHE QUILOS DE LIXO DE BUEIRO NO BAIRRO ÉLBIO VARGAS.

Desde o início da semana, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos - com apoio da equipe de marketing da Diretoria de Comunicação Social - está produzindo material institucional para informar as sanções legais para casos de flagrante (ou denúncias) de pessoas depositando lixo em locais proibidos. De acordo com o Código de Posturas do Município, o cidadão que agir em desacordo com a Lei Complementar 08/2010 estará sujeito a aplicação de multas, que podem variar a partir de 10 VRM's (Valor de Referência Municipal), que em reais, na cotação atual, equivale a R$ 38,20.
Na última quarta-feira (08/06), uma equipe da Secretaria teve que romper um ponto de acesso ao bueiro no Bairro Élbio Vargas. Operários retiraram vários quilos de lixo (plásticos, papelões, eletroeletrônicos descartados, calçados e roupas). O material estava impedindo o escoamento da água das chuvas. Por causa disso, parte de uma das vias estava alagada.
A Secretaria de Serviços Urbanos também fez a limpeza das valas de acesso e de áreas públicas próximas a região. Em um destes locais, o lixo teve que ser retirado com a utilização de uma retroescavadeira.
A campanha, lançada nesta semana, chama atenção para a importância da conscientização coletiva. "Hoje, é importante observamos que uma atitude, por mais simples que pareça, como jogar um pedaço de papel ou sacolas plásticas na via pública, pode ter resultados graves no futuro. E nós mesmos podemos ser punidos, pois esse descaso com a limpeza pública, pode provocar entupimentos de canalizações, alagamentos e danos as nossas casas. Precisamos combater esse mau costume", disse o secretário de Serviços Urbanos, André Focaccia.
A campanha segue com a distribuição de panfletos e divulgações nos jornais, emissoras de rádio e redes sociais.