15/03/2022 Prefeito Municipal

PREFEITOS DA REGIÃO METROPOLITANA VISITAM SÃO GABRIEL

Saneamento | PREFEITOS DA REGIÃO METROPOLITANA VEM CONHECER EXPERIÊNCIA DA CONCESSÃO EM SÃO GABRIEL

Em meio ao debate existente no cenário político gaúcho por conta da privatização da Corsan e as renovações contratuais da futura ex-estatal com os municípios gaúchos, diversas cidades tem se voltado para conhecer a experiência de São Gabriel na concessão dos serviços de água e esgoto. Nesta terça-feira, 15 de março, o prefeito Rossano Gonçalves recebeu seus colegas prefeitos de Igrejinha, Leandro Horlle (Progressistas) e de Parobé, Diego “Picucha” dal Piva (PDT), cidades da região metropolitana de Porto Alegre, juntamente com seus procuradores jurídicos, para buscar subsídios sobre a concessão do serviço de água e esgoto para a iniciativa privada, considerada um “case” de sucesso em todo o Estado. Participou também do encontro o diretor de contratos da Procuradoria Jurídica Municipal, Paulo José da Silva Rosa.
No encontro com os prefeitos, Rossano salientou a importância do município ter elaborado, em 2010, um Plano Municipal de Saneamento, abrindo concorrência pública para a gestão dos serviços de água e esgoto após a extinção do contrato com a Corsan. “Este plano estabeleceu metas e prazos para atingir etapas da cobertura total da zona urbana com água e esgoto tratados”, ressalta o prefeito. Em dois anos, a empresa já implantou 55 quilômetros de rede no Município, garantindo 22,9% de esgoto tratado e 52% de rede disponível. Desde que assumiu a concessão na cidade, uma das metas da empresa é tratar 60% do esgoto até o final deste ano e 90% até 2024.  As obras de esgotamento sanitário em toda a cidade empregam 130 trabalhadores diretos e mais de 150 postos de trabalho indiretos nas operações de manutenção e substituição de redes de água e esgoto. “Nestes tempos desafiadores para os municípios, conhecer experiências como a de São Gabriel é fundamental para que os recursos dos serviços de saneamento fiquem nos municípios, ajudando o desenvolvimento das comunidades locais”, assinalou o prefeito Diego Picucha, de Parobé. “A experiência e preparo do prefeito Rossano tem ajudado os prefeitos do Estado, iluminando o debate sobre a questão do saneamento básico”, assinalou Leandro Horlle, de Igrejinha.