04/05/2022 Prefeito Municipal

PREFEITO TRATA DE REVITALIZAÇÃO DA ENTRADA DA CIDADE E RECUPERAÇÃO DAS RS

Reunião com secretário de Obras | PREFEITO TRATA DE REVITALIZAÇÃO DA ENTRADA DA CIDADE E RECUPERAÇÃO DAS RS

Com o objetivo de tratar de investimentos estaduais em São Gabriel, como o programa Pavimenta RS, reconstrução urgente da ponte do Passo do Pedroso, na RS 630, e agilização na liberação de recursos em razão do decreto de situação de emergência por causa das cheias do rio Vacacaí, o prefeito Lucas Menezes recebeu a visita do Secretário Estadual de Obras Públicas e Habitação, Volnei Minozzo, juntamente com o diretor geral da pasta, Guido Bamberg, e o diretor de barragens, Luiz Saenger. O secretário municipal da Fazenda, Artur Goularte, também participou da audiência.
O projeto Pavimenta é um dos eixos estruturantes do Programa Avançar RS, onde São Gabriel cadastrou um projeto visando a reurbanização total da avenida Antônio Trilha, principal eixo de acesso à zona urbana pela BR-290. O prefeito cobrou providências do secretário junto ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (DAER), subordinado Secretaria de Transportes, para articular com agilidade a instalação de um acesso provisório no local e a reconstrução definitiva da ponte o mais depressa possível.
Presente à audiência, o diretor do Departamento de Estudos e Obras de Barragens e Canais, Luiz Saenger, detalhou os avanços na construção da obra da barragem do Jaguari, na divisa de São Gabriel com Lavras do Sul, que já está em 71% de execução, e tem previsão de estar concluída até o final do ano. O tema motivou uma visita do então secretário de Obras, José Stédile, ao local das obras, em fevereiro deste ano, onde foi recebido por Lucas Menezes, na época prefeito em exercício. “É uma obra aguardada com muita expectativa por todo o contexto regional, com o potencial de amenizar os efeitos da estiagem como essa que vivemos esse ano. Temos uma grande quantidade de produtores rurais que podem ser beneficiados. O mais importante é que teremos água à disposição para, nos próximos anos, melhorar os nossos índices de produtividade”, salientou.

RODOVIA 473 - O prefeito Lucas Menezes também pediu atenção para problemas de trafegabilidade na RS 473, estrada que liga São Gabriel ao município de Bagé e é uma importante via de acesso para escoamento das safras. O prefeito, recentemente, esteve vistoriando a rodovia e autorizou, em parceria com a administração de Santa Margarida do Sul, a implantação de frentes de trabalho para recuperação de trechos de maneira emergencial.