21/09/2021 Prefeito Municipal

PREFEITO RECEBE MENÇÃO HONROSA DA LOJA URBANO DEL’OLMO

Semana Farroupilha | PREFEITO RECEBE MENÇÃO HONROSA DA LOJA URBANO DEL’OLMO

O engajamento público do prefeito Rossano Gonçalves na promoção e defesa dos valores farroupilhas e da cultura rio-grandense, desde o início de sua carreira política como vereador, foi reconhecido em uma homenagem realizada pela Loja Maçônica Urbano Del’Olmo n.º 133, em sessão pública realizada na noite desta terça-feira, 21 de setembro, em seu templo à rua Alfredo Bento Pereira, 2242, no bairro São Clemente.
Durante a sessão comemorativa aos 176 anos da Revolução Farroupilha, o Venerável Mestre da Loja, Valdoir de Oliveira Vaz, juntamente com seu quadro de Obreiros, fez a entrega de um Certificado de Honra ao Mérito ao prefeito Rossano Gonçalves, pelo seu trabalho em prol da difusão dos ideais farroupilhas e os valores tradicionais da cultura gaúcha. Como vereador constituinte, integrante da legislatura que aprovou a Lei Orgânica, Rossano Gonçalves conquistou a aprovação da lei que sacramentou o 20 de setembro como feriado municipal. A lei inspirou, mais tarde, a iniciativa do então deputado estadual e hoje prefeito de São Sepé, João Luiz Vargas, autor da lei que conferiu à data da Revolução Farroupilha o status de feriado estadual. “Sou profundamente grato a esse reconhecimento da Loja Urbano Del'Olmo, entidade que, como as demais Instituições maçônicas, cultua os mesmos princípios de Humanidade, Liberdade e Igualdade inscritos em nossa bandeira", disse o prefeito. Outras personalidades também foram homenageadas, como a patroa da CTM Cátia Cavalheiro e o artista e secretário de Cultura do município, Rogério Melo.
OS MAÇONS E A GUERRA DOS FARRAPOS -  Com a iniciativa, a Loja Urbano Del’Olmo resgata as origens maçônicas dos ideais libertários da Revolução. Dois dias antes do início da guerra, em 18 de setembro de 1835, a revolta contra o Império foi aprovada pelos membros da Loja Maçônica Philantropia e Liberdade, cujo Venerável Mestre era o general Bento Gonçalves, líder da revolução e primeiro presidente da República Riograndense.