18/11/2021 Prefeito Municipal

PREFEITO PRESTIGIA ABERTURA DE SEMINÁRIO NA CÂMARA

Diálogo | PREFEITO PRESTIGIA ABERTURA DE SEMINÁRIO NA CÂMARA DE VEREADORES

a manhã desta quinta-feira, 18 de novembro, foi realizada a abertura do Seminário de Capacitação de Interesse Público Municipal, promovido pela União de Vereadores do Rio Grande do Sul, no plenário da Câmara de Vereadores de São Gabriel. O prefeito Rossano Gonçalves esteve na abertura formal do encontro, com o presidente da Uvergs Sidomar Garcia, o presidente da Câmara Municipal, vereador Claudiomiro Borges da Silveira (PL), e os palestrantes do evento: o prefeito de São Sepé e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, João Luiz Vargas (PDT) e o vice-presidente do TCE-RS e presidente da Associação de Tribunais de Contas do Mercosul, desembargador Marco Peixoto.
Os palestrantes explanaram a respeito da relevância institucional do Poder Legislativo no controle das contas públicas e o papel que o Tribunal de Contas tem buscado assumir como orientador e facilitador da boa técnica da gestão fiscal. ˜Desde que assumi o Tribunal de Contas pela primeira vez, conseguimos lutar para uma mudança de mentalidade, em que o órgão deixou de ser um mero apontador de erros para trabalhar na prevenção, orientando os gestores municipais e os legisladores, porque o contribuinte e a comunidade ganham muito mais quando as instituições se unem para evitar que o erro aconteça do que quando aponta uma irregularidade. É desta forma que avançamos˜, ressaltou Peixoto.
Rossano, junto com João Luiz Vargas e Marco Peixoto, destacou o fato de os três já terem passado pelos legislativos municipais e estadual, e registrou a relevância da figura do vereador no exercício da cidadania política. ˜Depois de meses lutando contra uma pandemia que ainda está presente, é um alento que os encontros presenciais estejam sendo retomados, para buscarmos qualificação para o melhor exercício da vida pública. Parabenizo o Legislativo e a Uvergs pela ousadia inovadora˜, ressaltou.