São Gabriel 176 anos | SESSÃO MAGNA DA LOJA URBANO DEL’OLMO CELEBRA HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO DO MUNICÍPIO
Uma sessão magna da Loja Maçônica Urbano Del’Olmo, realizada na noite dessa terça-feira, 5 de abril, foi realizada no seu templo no bairro São Clemente, em comemoração aos 176 anos de São Gabriel. A sessão teve a presença do prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes, e do presidente da Câmara Municipal, vereador Sildo Cabreira (PDT), que receberam homenagens especiais da instituição.
O Venerável Mestre da instituição, Luís Augusto Cabreira dos Santos, coordenou os trabalhos da sessão, que teve como principal atividade a palestra “São Gabriel Desde o Princípio”, realizada pelo professor, pesquisador e curador do Museu da Igreja do Galo, Beraldo Lopes Figueiredo. Na sua palestra, com base em documentos compilados ao longo de mais de 70 anos pelo seu pai, historiador Osório Sant’Ana Figueiredo, sobre as origens da formação de São Gabriel, desde a chegada do colono espanhol á região, passando pela criação da Colônia do Sacramento em 1680 até a formação das três povoações que deram origem a São Gabriel: a primeira, em 1800 por Félix de Azara; a segunda, em 1807 em terras do sesmeiro Juca Santos, e a terceira em 1815, com João de Deus Mena Barreto transferindo as famílias da segunda povoação para uma área desapropriada do fazendeiro Antônio Trilha, às margens do Rio Vacacaí, onde a cidade se encontra até o dia de hoje. A palestra narra os fatos históricos até a emancipação, sob ordens diretas do Imperador Dom Pedro II, em 4 de abril de 1846 pela Lei Provincial n.º 8, assinada pelo então Presidente da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, Patrício Corrêa da Câmara. “A história de São Gabriel é absolutamente rica, e não cabe numa única palestra”, ressaltou o pesquisador.
Lucas Menezes ressaltou e enalteceu a iniciativa da Loja Maçônica em promover a sessão magna para celebrar a história do município, cuja formação social é ligada aos valores da liberdade e do progresso. “São Gabriel tem uma enorme riqueza, seus mananciais de águas, seus campos férteis, sua localização, mas a maior riqueza que temos é o nosso povo, a capacidade da nossa gente. É um privilégio ter a oportunidade de continuar fazendo a história dessa terra ao lado desse povo batalhador”, enfatizou.