18/04/2022 Prefeito Municipal

PREFEITO DE SÃO GABRIEL PARTICIPA DE ENCONTRO DO CODEPAMPA

Regional | PREFEITO DE SÃO GABRIEL PARTICIPA DE ENCONTRO DO CODEPAMPA

Foi realizada nesta segunda-feira, 18 de abril, na sede do Sindicato Rural de Lavras do Sul, a assembleia do Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho - Codepampa, formado por 15 Municípios das regiões Fronteira, Campanha, Central e Sudoeste do Rio Grande do Sul. O prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes, compareceu ao encontro coordenado pelo presidente do consórcio, prefeito de Alegrete Márcio Amaral (MDB), tendo como anfitrião o prefeito de Lavras do Sul, Sávio Prestes (PDT). No encontro, foi apresentado em videoconferência pelos promotores públicos de Uruguaiana, Alexandre Saltz e Elisiane Monteiro, a proposta de pactuação regional da Política de Logística Reversa de Resíduos Sólidos, em observância às atualizações da legislação ambiental, com a ideia da criação de sistemas regionais ou setoriais, integrando os municípios do consórcio.
Em seguida foi apresentada pelo grupo Embralux uma solução tecnológica de baixo custo para iluminação pública dos municípios, e posteriormente técnicos do Instituto Gestão Brasil apresentaram o software PGRS Digital para Gestão Pública de Resíduos Sólidos Urbanos.
Outros parceiros regionais da Codepampa também apresentaram propostas de trabalho, como a vice-presidente da Associação Pampeana de Turismo (Apatur), Elisabeth Drumm, que apresentou projeto de desenvolvimento turístico regional de Sinalização Turística aprovado pelo Governo do Estado. Outra articulação é o 3º Expopampa, de 3 a 5 de junho em Bagé, para o qual foram convidados os municípios da região. Logo em seguida, o presidente do Sindicato Rural de Lavras do Sul, Francisco Abascal, apresentou o programa Universo Pecuária, juntamente com a coordenadora executiva do programa, Marcela Santana.
Logo após, os prefeitos deliberaram sobre a criação do Departamento de Meio Ambiente e Saneamento do Codepampa, a renovação do Convênio com o Consórcio Granpal (Grande Porto Alegre), proposta de Acordo de Cooperação com a Apatur; e a proposta de Cedência de espaço para o Codepampa, em Bagé, além do Calendário 2022 de Assembleias Gerais do Codepampa. "Todos os gestores da região estão empenhados em trabalhar juntos, de forma integrada pelo desenvolvimento dos nossos municípios. Guardadas algumas peculiaridades, nossos problemas são semelhantes, e por isso mesmo, as soluções podem e devem ser conjuntas, fortalecendo cada vez mais a integração de nossas comunidades", ressaltou Lucas Menezes. Após o encontro, os prefeitos foram convidados a conhecer as melhorias e benfeitorias mais recentes no Parque de Exposições Olavo Macedo, do Sindicato Rural de Lavras do Sul.