22/11/2021 Secretaria de Assistência Social

PREFEITO ASSINA CONVÊNIOS QUE GARANTEM REPASSES DE R$ 50 MIL

Pacote do Bem | PREFEITO ASSINA CONVÊNIOS QUE GARANTEM REPASSES DE R$ 50 MIL PARA DESPERTAR E PRÓ-DOWN

O governo municipal oficializou o repasse de R$ 50 mil para duas instituições socioassistenciais que trabalham com crianças e adolescentes. Cada uma delas receberá R$ 25 mil como aporte para investimentos em ações educacionais, de saúde e infraestrutura. O primeiro convênio foi assinado no começo da manhã desta segunda-feira (22/11), em reunião que aconteceu na sede do Instituto Despertar, na Vila do DNER, na zona sul de São Gabriel. A solenidade contou com a presença de dirigentes da instituição. O documento foi assinado pelo prefeito Rossano Gonçalves e pela presidente da Despertar, Tatiana Ribeiro. O Secretário Geral de Governo, Rafael Gonçalves, também participou da solenidade.
Mãe de um dos alunos do Instituto Despertar, Jocelaine Trindade da Silva, destacou a importância da parceria e a iniciativa do governo municipal. "Nós precisamos desse apoio. Ainda temos muitas crianças no aguardo. A Despertar só soma nas nossas vidas. Nas vidas dos nossos filhos. É muita gratidão também à prefeitura e que venham mais parcerias. Muito obrigado por tudo", disse Jocelaine.
O segundo convênio foi assinado no final da manhã. A reunião aconteceu na sede da Associação Pró-Down, na Rua General Marques, na antiga Escola Nossa Senhoras das Dores. O documento foi assinado pelo prefeito Rossano Gonçalves e pelo presidente da Associação, Ammar Katib. O ato ainda contou com a presença de dirigentes da instituição, do vice-prefeito Lucas Menezes; da secretária de Assistência Social, Juliana Medeiros; do secretário Geral de Governo, Rafael Gonçalves; e do ex-vereador Adão Santana.
INSTITUTO DESPERTAR
O Instituto Despertar desenvolve um trabalho de atenção à crianças e adolescentes diagnosticados com transtorno do espectro autista (TEA).
Trata-se de um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, além padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Segundo a presidente do Instituto, Tatiana Ribeiro,  o repasse (de R$ 25 mil) é de suma importância, "pois vai nos auxiliar a pagar funcionários e a fazer ampliações. Hoje, a Despertar tem 110 crianças cadastradas, sendo que 60 estão em atendimento clínico", explica a dirigente.
A instituição tem profissionais que atuam na área de neuropediatria, fonoaudiologia, psicopedagogia, terapia-ocupacional, educação especial, educação física e musicoterapia.
ASSOCIAÇÃO PRÓ-DOWN
A Associação Pró-Down também trabalha com 110 alunos (incluindo adultos). Para participar das atividades desenvolvidas pela instituição, a pessoa precisa ser encaminhada para a Associação, através de um cadastro feito na secretaria (de segunda a quinta, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 e na sexta, das 8h30 às 11h30). Essas pessoas passarão por uma triagem e serão encaminhadas para atendimento conforme a necessidade apontada em análise feita pelos profissionais das áreas de fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia e educação especial.
O presidente da Associação Despertar, Ammar Katib, informa que não há necessidade de pagamento de taxa. O trabalho desenvolvido pela Pró-Down é totalmente gratuito. No entanto, a instituição recebe contribuições voluntárias de pais e apoiadores, que variam entre 10 a 20 reais mensais.
Quanto ao recurso repassado pela prefeitura, o presidente ressalta:  "Essa verba representa muito para nós (Pró-Down), pois vai nos possibilitar fazer a troca de 100% do piso, fazer a pintura externa das instalações e também a iluminação interna (trocar todas as lâmpadas)".