18/11/2021 Secretaria de Serviços Urbanos

PODAS EM VIAS URBANAS FORTALECEM AS ÁRVORES E EVITAM PREJUÍZOS

Zeladoria Urbana | PODAS EM VIAS URBANAS FORTALECEM AS ÁRVORES E EVITAM PREJUÍZOS

Recentes publicações de fotografias de árvores podadas e cortadas no centro do perímetro urbano da cidade mobilizaram intensos debates nas redes sociais nos últimos dias. A execução destes serviços é feita pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, sobre monitoramento direto do secretário André Focaccia e supervisão da coordenadora de paisagismo do município, Neiva Villanova.
Segundo a coordenadora, a  realização periódica de podas e cortes de árvores nas vias urbanas, no período adequado, é um procedimento que protege a sobrevivência das árvores e evita prejuízos ao contribuinte e ao erário público.
A coordenadora esclarece que as podas, cujas fotos foram publicadas nas redes sociais recentemente, são realizadas sempre de maio a agosto. “Na verdade, muitas das árvores que as pessoas viram pelas fotos já estão em fase de rebrote˜, assinalou, ressaltando que a atividade visa cumprir uma exigência legal da Lei Complementar n.º 08/2010 (Código de Posturas), que estipula que não exista nenhum tipo de obstrução na via pública, desde o meio-fio até 5 metros acima, na vertical. ˜Muitos galhos atingiam veículos altos, como caminhões e ônibus, causando prejuízos, e não raramente aconteceu de galhos caírem em veículos privados e a prefeitura ter que indenizar o proprietário. É para evitar estes incidentes que estes cuidados são tomados˜, ressalta.
Neiva salienta que as podas protegeram árvores nas avenidas principais cujos canteiros são de 60 cm de diâmetro e as copas são 2, 3 m. ˜Em casos como o da avenida Antônio Trilha, podas foram feitas para preservar o livre acesso do usuário da ciclovia˜, observa.
Alguns casos específicos de podas e cortes que chamaram a atenção da comunidade também foram explicados. “Muitos questionaram o corte de alguns ipês na travessa Leonel Franca, em frente ao Salão Paroquial. Foi uma solicitação da Paróquia, por conta que as árvores já estavam desnivelando o passeio da calçada e causando acidentes˜. Neiva explica que, em caso de solicitações particulares, a Secretaria de Serviços Urbanos faz o corte e o solicitante paga uma Compensação Ambiental, com cujo valor são adquiridas mudas para replantio. “Por dever de transparência, posso informar que a Paróquia pagou R$ 1.100,00 (hum mil e cem reais) de compensação, já revertidos em novas mudas˜, informou. Já as árvores próximas à Academia de Saúde na praça Camilo Mércio já estavam apodrecidas e secas.
A coordenadora salienta que todas as podas e cortes são feitas sob autorização do Departamento Municipal do Meio Ambiente, e ressalta que a pasta realiza, periodicamente, atividades de replantio e reflorestamento. “A pandemia prejudicou muito a velocidade dos replantios, mas ele segue sendo feito. Temos um estoque de mudas para replantio que está sendo realizado aos poucos, entre elas 600 mudas doadas pela ONG Abelha Brasil. O propósito do governo é agir com responsabilidade. A poda, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, serve para proteger ainda mais as árvores que compõem a paisagem urbana da nossa cidade˜, assinala.