07/07/2022

FISCALIZAÇÃO COMBATEM CRIAÇÃO E ABATE IRREGULAR DE SUINOS

Saúde pública | ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO COMBATEM CRIAÇÃO E ABATE IRREGULAR DE SUINOS

Em operação conjunta, órgãos responsáveis pela fiscalização de ações envolvendo saúde pública notificaram donos de propriedades localizadas no Corredor da Balança, nas proximidades do Aterro Sanitário e que atuam na criação e abate de suínos. Sargento do Grupamento de Polícia Ambiental, Jerson Meirelles explica que, numa primeira etapa, os criadores estão sendo orientados quanto a forma correta de controle dos animais, mantendo-os dentro de suas propriedades. "Para que não haja ocorrência de suínos dentro do aterro, os criadores terão um prazo para adequação".
Após essa etapa, novas operações acontecerão, tanto na região próxima ao Aterro Sanitário quanto em outras localidades dentro da zona urbana. Havendo flagrante de animais em locais impróprios, o sargento confirma que serão feitas apreensões e esses animais serão encaminhados para abate e incineração da carne.
"O animal que for encontrado junto ao lixão, vai ser apreendido e imediatamente levado para abate, pois é considerado impróprio para consumo. Não tem como deixar ele no local e nem é permitida a sua devolução para o seu dono (mesmo que ele ateste que é proprietário do animal). Se ele (o suíno) estiver dentro do aterro, não tem como fazer a devolução",
A atividade, realizada na tarde desta quarta-feira (06/07), reuniu equipes da Prefeitura Municipal, Vigilância Sanitária (VISA), Inspetoria Veterinária Estadual e Policiamento Ambiental da Brigada Militar. Participaram da operação: Maria Paula Pereira, coordenadora da Vigilância Sanitária; Eni Ferreira dos Santos, fiscal da Vigilância Sanitária Estadual; Bruneli Weber Chaves, médica veterinária da Inspetoria Veterinária; João Carlos Fagundes Júnior, engenheiro agrônomo do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo; sargentos Rogério Cabral e Jerson Meirelles, do 3º GPA/SG/2º BABM/RS; e ainda fiscais do Meio Ambiente da SEMUSC, Vigilância Sanitária Municipal e Estadual.