Fiscalização | OPERAÇÃO CONJUNTA NOTIFICA SITUAÇÕES IRREGULARES COM ANIMAIS NO ATERRO SANITÁRIO
Depois de realizar uma atividade especial de esclarecimento sobre as normas de criação de animais para consumo humano e animais de grande porte em vias públicas, nesta sexta-feira(08/07/2022), uma força-tarefa envolvendo Vigilância Sanitária, Inspetorias Veterinárias Estadual e Municipal, Secretaria de Serviços Urbanos, Grupamento Ambiental da Brigada Militar, Saúde, Segurança e Cidadania foi realizada nas proximidades do Aterro Sanitário, que está em processo de desativação.
Segundo o Secretário interino de Segurança e Cidadania, Rogério Severo Porto, a operação teve identificou criações de suínos e bovinos se alimentando irregularmente dos dejetos no local, oferecendo riscos à saúde pública. Foram apreendidos pela Inspetoria Veterinária Estadual três suínos e feitas duas advertências e uma notificação a proprietários de animais de grande porte transitando de forma irregular pelas vias públicas.
"Equipes estarão atuando nas duas frentes, tanto no apoio à Secretaria de Serviços Urbanos para recolhimento de animais de grande porte nas vias públicas quanto no controle sanitário de criações irregulares de animais inadequados para consumo humano", salientou.
Os animais foram apreendidos pela Inspetoria Veterinária Estadual para abate e incineração, nos termos da legislação sanitária estadual e federal .