06/07/2022 Secretaria de Serviços Urbanos

OPERAÇÃO CONJUNTA CONSCIENTIZA POPULAÇÃO SOBRE ANIMAIS EM VIAS PÚBLICAS.

Zeladoria | OPERAÇÃO CONJUNTA CONSCIENTIZA POPULAÇÃO SOBRE ANIMAIS EM VIAS PÚBLICAS.

Uma operação conjunta de conscientização da comunidade e aprimoramento da fiscalização foi ajustada entre órgãos ambientais e de sanidade animal, visando esclarecer a comunidade sobre os riscos e sanções para situação de animais de grande porte e a permanência de animais em locais irregulares.  Em reunião na tarde de terça-feira, 5 de julho, o prefeito Lucas Menezes, o secretário de Serviços Urbanos André Focaccia, o secretário interino de Segurança Rogério Porto, o diretor da Procuradoria Jurídica Paulo José da Silva Rosa, a chefe da Inspetoria Veterinária Estadual Brunelle Weber Chaves, o veterinário Antonio Waldraff, o sargento Jerson Meirelles , do Grupamento Ambiental e Maria Paula Pereira, coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, alinharam perspectivas para uma operação conjunta de esclarecimento das normas do Código de Posturas, fiscalização e incremento das ações cotidianas de recolhimento de animais em vias públicas, bem como sobre a criação de animais em locais irregulares.
Ficou ajustada uma operação conjunta entre Inspetoria Estadual, Inspetoria Municipal, Patrulha Ambiental da Brigada Militar e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, tanto para fiscalizar a situação de animais de grande porte em vias públicas quanto a respeito da permanência de animais em locais impróprios, como o aterro sanitário que está em processo de desativação para adequação à Política Federal dos Resíduos Sólidos. “O primeiro objetivo é esclarecer a comunidade sobre a posse responsável destes animais, não permitindo seu livre acesso ao tráfego urbano, o que promove insegurança e risco de acidentes. As equipes da prefeitura estão constantamente realizando operações de recolhimento, mas é preciso que os donos destes animais tenham a responsabilidade de não incorrer nessa conduta, agindo com senso coletivo”, ressalta o prefeito Lucas Menezes.