07/07/2021 Prefeito Municipal

OBRAS DE SANEAMENTO BÁSICO GERAM 280 EMPREGOS DIRETOS E INDIRETOS

Trabalho e Renda | OBRAS DE SANEAMENTO BÁSICO GERAM 280 EMPREGOS DIRETOS E INDIRETOS

As metas do Plano Municipal de Saneamento Básico, desenvolvido e aprovado pela Administração Municipal ainda no ano de 2009, são responsáveis pelo emprego de 130 trabalhadores diretamente e mais de 150 postos de trabalho indiretamente nas operações de manutenção e substituição de redes de água e esgoto e expansão do sistema de esgotamento sanitário, que estão sendo executadas pela São Gabriel Saneamento, empresa concessionária dos serviços de água e esgoto no município.
As obras fazem parte do programa Saneamento para Todos, onde a empresa, para cumprir os termos do contrato e do cronograma traçado com a Prefeitura, aplicará até 2024 um investimento total de R$ 95 milhões, boa parte já investida em uma nova estação de tratamento de esgoto, além de 140 km de novas redes coletoras de esgoto e 16 novas elevatórias. Desde o início das obras, em 2019, já foram instalados 55km de redes.  “Hoje temos 6 frentes de trabalho, divididas em 10 equipes, trabalhando 18 horas por dia, totalizando 70 trabalhadores apenas nas obras de expansão do esgotamento sanitário”, destaca o Gerente da Concessionária, Luiz Antonio Bertazzo.
O setor de saneamento básico, através da empresa concessionária dos serviços, emprega ao todo, mais de 250 trabalhadores no município. “Quando, no passado, investimos em ter um plano próprio de saneamento, pensamos não somente na água de qualidade, mas também no fortalecimento econômico, e hoje a empresa concessionária gera mais empregos do que a estatal que atuava antes nesse serviço”, ressalta o prefeito Rossano Gonçalves.